sexta-feira, 1 de agosto de 2014

BOA OU MÁ MOEDA (S)



Confesso que não estou particularmente entusiasmado com o debate aberto em torno da nomeação de Carlos Moedas para Comissário Europeu, sobretudo em torno do pingue-pongue governo-oposição sobre as capacidades do dito.
O problema é que nem o governo nem oposição parecem ter uma ideia definida de qual o papel que Portugal pode politicamente desempenhar nesta fase atribulada da construção europeia e por isso toda a discussão em torno do nome de Moedas é mera retórica de circunstância, apenas para marcar posição na opinião pública.
Dos comentários dispersos que escaparam a essa retórica de circunstância destaco o de David Dinis no Observador que considera a nomeação de Moedas o reflexo da profunda relação de confiança que o une a Passos Coelho e o de Teresa de Sousa que remete a nomeação para a evidência recolhida por Passos Coelho junto de Juncker de que Portugal não poderia aspirar a uma pasta de relevo, isto é, com capacidade de influenciar o rumo da política europeia.
Da trajetória de Carlos Moedas de Beja a Bruxelas, passando por outras paragens, e sem querer ser má língua diria que o ativo principal passa pela experiência na Goldman Sachs. O que abona ou não abona a favor do futuro Comissário, dependendo das perspetivas. Cá para mim, a nomeação de Carlos Moedas reflete ainda o conjunto de influências de pensamento que muito provavelmente vão continuar a dominar o projeto europeu, mais mercado único e pouco mais do que isso, com a tribo da financialização a marcar o compasso.
O que significa que se a mensagem de Matteo Renzi é sincera e independente, então teremos muitos muros que derrubar para criar um ambiente mais favorável a uma União Europeia mais solidária.

Sem comentários:

Enviar um comentário