terça-feira, 28 de julho de 2015

ORGULHO E RECONHECIMENTO




(Louvor a uma maneira nobre de estar na política…)

Uma curta intervenção cirúrgica, daquelas que se fazem para controlar possíveis danos futuros, impediu-me de voluntariamente e com enorme prazer de estar ontem em Lisboa para assistir à cerimónia de homenagem que a Fundação Calouste Gulbenkian realizou ontem para assinalar o prestígio internacional da atribuição do prémio Fundação Mandela a Jorge Sampaio em companhia da oftalmologista namibiana Helena Ndume.

Face à irrepreensível modéstia de Jorge Sampaio, se não fora a decisão de Artur Santos Silva de promover a referida cerimónia, o significado do prémio que lhe foi atribuído teria passado praticamente despercebido na torrente de imbecilidades e minudências que nos atormentam a atenção nos tempos que correm. Até o Professor Marcelo se limitou a uma daquelas curtas referências que se sente obrigado a realizar ao mesmo tempo de referências bem menos pesadas de sentido.

A geração de Jorge Sampaio e sobretudo a sua experiência pessoal é para a minha desencontrada geração uma espécie de farol no tempo, mostrando-nos no passado e no presente que é possível fazer política de maneira diferente da que faz a voragem dos tempos de antena e da que se inspira do mais serôdio exibicionismo. Nesta já minha longa vida de contacto com personalidades do mundo da política por via da reflexão e do conhecimento, apercebi-me que há pelo menos três modelos de estar na vida política, deixando de fora os que nela estão por puro cálculo económico: os que praticam o exibicionismo mais despudorado que encontram na política o único espaço de evidência e de presença pública e que o presente nos traz em catadupas crescentes de mobilidade ascendente; os que estão na política pelo puro gozo da adrenalina da luta política, do jogo de cintura, do contacto com as populações, do ritual coletivo dos comícios e do controlo das massas; e os que nela estão pela reflexão, pela transmissão do conhecimento, pelas grandes causas, pela defesa dos valores em que se acredita, pela dignificação da intervenção pública e cívica. Como bem se percebe, ao longo desta escala a qualidade do pensamento vai aumentando do primeiro tipo para o terceiro e é na comparação das competências entre o segundo e o terceiro tipos que se encontra o confronto mais sugestivo. O segundo e o terceiro tipos são ambos necessários na política corrente e não temos todos de ter as mesmas características.

Jorge Sampaio é um dos melhores exemplos do terceiro modelo, mostrando que é possível, ao mesmo tempo e sem contradição, gostar da cultura e de todas as suas manifestações (como eu o via prazenteiro nas primeiras edições, as originais, da Festa da Música no CCB) e intervir ao mais alto nível na política corrente e internacional. Daí ele ser um farol para a minha eterna inadaptação aos meandros da política, como tive algumas raras oportunidades de com ele conviver em ambiente informal e longe do olhar público, como foi ainda há pouco tempo no almoço informal no restaurante do Palácio de Cristal no rescaldo de uma sessão das Comemorações do Centenário da República, com o José Madureira Pinto como interlocutor e referência comum.

O reconhecimento que a Fundação Mandela consagrou à obra diplomática de Jorge Sampaio deveria orgulhar-nos como povo. Pelo menos da minha parte e creio que uma grande parte da minha geração há esse orgulho e reconhecimento de como a reflexão e o conhecimento são essenciais à generosidade política e a uma forma espantosa de envelhecer sem perder a contenção e a firmeza das convicções.

Meu caro Presidente (intemporal), Bem-haja pela demonstração dessa maneira de estar na política, que tanto nos retribui e que nos faz sentir como gente normal e não como minorias em desaparecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário