sexta-feira, 30 de setembro de 2016

BRAVO ANTÓNIO, JÁ NÃO HÁ DE FACTO VERGONHA!




(Não é hoje seguro que a política dos golpes palacianos concebidos fora do escrutínio democrático não venha a sobrepor-se à superioridade moral, intelectual e política de António Guterres na eleição do novo Secretário-Geral das Nações Unidas, mas independentemente do que vier a passar-se fica o ensinamento de que é possível ultrapassar o estigma do País)

José Pacheco Pereira tem sido talvez o mais insistente e consistente na defesa de que o avanço da candidatura de António Guterres ao novo (veremos se será efetivamente novo) processo de seleção do secretário-geral das Nações Unidas é essencialmente o resultado da qualidade e da prática do candidato. Também alinho nessa posição, pois a ação de Guterres na área do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados não é pera doce, nem lugar para dondocas ou pusilânimes. Guterres reúne talvez o melhor de uma geração que outros partilharam como o presidente Marcelo e constitui talvez a mais consistente representação do progressismo católico em Portugal, que teve também o seu contributo para a construção do Portugal democrático e dele precisaríamos hoje provavelmente com mais intensidade.

Tenho maus presságios quanto aos efeitos da golpada em curso, preparada claramente no interior do PPE, cada vez mais a evidência de quão degradada andou a social-democracia europeia para viabilizar a ascensão de tão sinistra convergência de forças. Juncker é hoje o habilidoso de feira que está na convergência de tais forças e, uma vez mais, a Europa escolhe a pior via para se afirmar no contexto da geoestratégia internacional. Entendamo-nos. Ninguém ignora que a candidatura de Guterres correria riscos de sacrifício se o desenho de alinhamento de forças entre os EUA, a China e a Rússia, com a França e o Reino Unido hoje algo alquebrados nas suas ambições de hegemonizar o que quer que seja, se orientasse para outros rumos. Por vezes, a origem de um país pequeno e inofensivo dá jeito para esses arranjos, outras vezes sucede o contrário, sobretudo quando se está perante um candidato que pensa, atua, conhece o terreno e está disposto a denunciar hipocrisias. Se fosse essa infelizmente a tendência e aconteça ela no quadro das candidaturas que se sujeitaram ao escrutínio transparente e público, a questão era outra. Mas quando a dissonância é uma golpada das mais sinistras, com a Comissão Europeia metida ao barulho, estará tudo dito.

Se Guterres aguentar incólume esta falta de vergonha a todos os níveis, teremos um processo exemplar conduzido a partir da tenacidade e da qualidade e generosidade intrínseca de um personagem da nossa democracia.

Se isso não acontecer e as forças da geoestratégia mais oculta ou da simples falta de vergonha adulterarem a transparência de um processo, não teremos apenas uma vitória moral como por vezes reivindicamos no desporto dos pequeninos. Teremos, isso sim, a manifestação de que são fortes os constrangimentos e estigmas de País mas que a força da personalidade e da exemplaridade de um rumo podem aspirar pelo menos a minimizar tais escolhos. Qualquer que seja o resultado da seleção.

Sem comentários:

Enviar um comentário