sábado, 1 de outubro de 2016

O PSOE RACHADO AO MEIO




(O acompanhamento em direto da reunião decisiva do Comité Federal do PSOE é a representação do que pior podemos antecipar no jogo partidário. Entre a leveza do jovem galo que não domina o galinheiro e a esperteza da raposa que o pretende assaltar o jogo está lançado)

É deprimente o que sente um apoiante do socialismo democrático quando assiste praticamente em direto a um partido que se racha ao meio, não porque um raio exógeno sobre ele se abateu, mas principalmente porque a guerra interna de poder corroeu, corroeu até que partiu.

Polícia em torno da calle Ferraz em Madrid, tensão que baste, ambiente de põe urna, tira urna, volta a pôr urna e volta a tirar, um inferno que é totalmente oposto a um debate racional (veja-se a imagem do El País sobre a reunião), não ignorando que todo este espetáculo é praticamente equivalente a concluir que o segundo partido da democracia espanhola fechou para balanço, não sabendo se reabrirá.

Mas pelo menos uma coisa está mais clara. A tensão que rachou ao meio o partido está hoje traduzida na luta entre o jovem galo Pedro Sánchez que não conseguiu ser alternativa ao PP e uma raposa que se tem escondido habilmente no seu declínio na Andaluzia, Susana Diáz. O jovem galo tentou jogar como se fosse a raposa e a raposa finalmente entrou no galinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário