domingo, 10 de dezembro de 2017

A AMEAÇA PRINCIPAL




(Trump tem feito o pior que era esperado em matéria económica, afirmando-se como um Presidente da plutocracia travestida de economia de mercado. Acho que Brad DeLong tem razão ao assinalar que, apesar dessa herança plutocrática, essa não será a principal ameaça. O sistema democrático estará em risco.)

Brad DeLong tem-se destacado no seu combate diário à errática e perigosa administração de Trump e a todos aqueles que, na imprensa diária americana e em alguma academia sedenta de algumas benesses (já agora cavalgar a captura de interesses sempre dá jeito), procuram um racional para as suas obtusas posições.

Nessa perspetiva de validação do pretenso racional das decisões do estropício feito Presidente tem valido tudo até tirar olhos. Numa louca cavalgada tática em que o último tweet procura sempre anular o alarido do penúltimo, ainda mal se compreendia um pacote fiscal para os mais ricos dos mais ricos e já as capitais de todo o mundo do Médio Oriente ardiam de indignação pela diplomacia do confronto com a Jerusalém simbólica como pano de fundo de todas.

Pois neste momento, segundo DeLong (link aqui), algo de mais grave pode estar a acontecer, minando a robustez da democracia americana e colocando em dúvida se Trump não estará a reduzir o velho partido Republicano a cinzas. A cobardia de uma grande parte dos membros republicanos eleitos no Congresso e no Senado coloca hoje a democracia americana na mais completa desorientação sobre se é o Partido Republicano que controla a governação ou se os interesses acolitados em torno de Trump. Uma de duas, ou os Republicanos estão em profunda mutação para posicionamentos indignos de se apresentarem aos americanos enquanto seus representantes ou então o seu poder de controlo de quem ajudaram a eleger está bloqueado. Em ambas as situações, compreendo a ameaça que paira sobre o sistema democrático americano.

Sem comentários:

Enviar um comentário