terça-feira, 31 de março de 2015

JOAN BAEZ NO PORTO


Afinal, ainda cheguei a tempo do registo no próprio dia de uma noite emocionante – e não me importo que me chamem lamechas! Ouvir Joan Baez ao vivo num Coliseu do Porto cheio de gente e de uma avassaladora dominante de cabelos brancos – a começar pela diva, do alto dos seus 74 anos – foi demais, acreditem!

Os anos passaram, mas a voz e a atitude permanecem as mesmas (ou quase, no primeiro caso). Começou com “Donna Donna” e terminou com “Where Have All the Flowers Gone” o conjunto selecionado de dezassete canções-base mais dois encore de duas músicas cada, interrompido a dada altura pela “homenagem” que quis fazer a Portugal cantando com o público “Grândola Vila Morena”. “It’s All Over Now, Baby Blue”, “House of the Rising Sun”, “Blowin’ In the Wind”, Diamonds and Rust”, “Imagine”, “Suzanne”, “Gracias a la Vida” e por aí fora numa sucessão revivalista simultaneamente entusiasmante e nostálgica. Com ela, sempre em palco e a trocar sucessivamente entre duas guitarras, apenas Dirk Powell – uma “overdose de talento” como diz Joan deste virtuoso de tantos instrumentos (guitarra, banjo, mandolim, acordeão, violino, teclas) e Gabriel Harris (percussão) e, às vezes, a voz da sua assistente Grace Stumberg.

Para guardar no baú das coisas boas, junto com o primeiro álbum dela a que tive acesso vai para meio século...

A HIPOCRISIA DO DIAGNÓSTICO

(Jornal Público)


As expectativas conjunturais da maioria relativamente ao cenário de evolução da economia portuguesa a curto-médio prazo têm oscilado de humor na exata medida em que ora as organizações internacionais, ora as próprias estatísticas nacionais surgem desalinhadas com a narrativa de sucesso de ajustamento que preparara para a contagem decrescente até às legislativas.
É claro que as próprias organizações internacionais, não as estatísticas nacionais, dão conta frequentemente de alguma esquizofrenia, pois sobretudo em relação ao FMI, parece que os dois hemisférios cerebrais da instituição não comunicam regularmente, ora zurzem nos efeitos das próprias terapias que recomendou, ora as glorificam, reinvocando a já estafada modinha das reformas estruturais. A ambivalência estranha quanto às agências de rating também não se recomenda, pois se aceita ou não se aceita o seu reinado, o que não pode acontecer é glorificar ou rejeitar os seus achados em função das conveniências de momento.
O Público de hoje faz eco de mais uma incursão pela esquizofrenia hipócrita desta gente com a descoberta de que afinal o potencial de crescimento da economia portuguesa está ameaçado pelo fraco ritmo de investimento (formação bruta de capital fixo) e pelo comportamento presumivelmente decrescente do stock de capital por trabalhador, o qual limita seriamente o produto potencial.
Ora esta recente descoberta da falha de investimento na economia portuguesa é do mais hipócrita que se pode encontrar por aí entre discursos do género. Mas só agora é que descobrem a maior falência conceptual dos programas de ajustamento? Vejamos o que tão ditosas e malévolas cabeças andaram nos últimos tempos a congeminar e a tapar-nos os olhos.
É conhecido até ao momento que, em vez de clamar por uma lógica de seletividade de investimento público em função do seu potencial de criação de emprego pela indução de crescimento económico que proporciona, as terapias do ajustamento tudo fizeram para o arrasar e tentar substituir por um ritmo esperado de investimento privado. Como? Oferecendo a este as pretensas condições de lucratividade que o poderiam relançar (desvalorização interna), rebaixando o custo da mão-de-obra e opondo-se até ao aumento moral do salário mínimo. Ora o que acontece é que não só a desvalorização interna o conseguiu, nem sequer também o baixo custo do capital, com a descida pronunciada dos custos do crédito. As razões são cristalinas para a nega do investimento privado. Em condições de indeterminação global e de incerteza e sobretudo de retração global da procura não são as variáveis que influenciam positivamente o custo do investimento que o podem relançar. Os “animal spirits” que enquadram as decisões de investimento são extremamente sensíveis à incerteza e a retração da procura global amplia esses receios. Ou seja, nem sempre o investimento privado é elástico face à taxa de juro e às condições de lucratividade-custos. Por outro lado, como sabemos, a descida brutal do preço relativo do investimento (induzido pelo zero lower bound das taxas de juro faz com que as mesmas necessidades de capital possam ser satisfeitas com menor alocação de capital aos processos (aspeto que Lawrence Summers invocou entre outras dimensões para explicar a estagnação secular potencial que paira sobre a economia americana).
Ora, sem investimento público de contrabalanceamento e com as condições de procura e o preço relativo do capital a rebaixarem a transformação dos animal spirits em investimento, não há investimento que relance o produto potencial da economia portuguesa. O surto inicial de crescimento das exportações aconteceu porque a capacidade produtiva estava substancialmente abaixo do seu máximo e os mercados emergentes (sobretudo de Angola) não exigiam investimento inovador de raiz, mas tão só o aproveitamento da capacidade produtiva disponível.
Apetece perguntar: mas o que é que esperavam que acontecesse, ainda por cima com as empresas a prosseguirem algum desendividamento (desalavancando como agora se diz)?
Qual a réstia de esperança com que se pode contar a curto prazo nesta matéria? Sobretudo com o peso do investimento empresarial que certamente será induzido pela entrada em ação da programação do Portugal 2020, focado no apoio ao investimento empresarial de inovação, internacionalização e de desenvolvimento tecnológico. Mas também aqui convém ter presente duas coisas: por um lado, predominará no apoio às empresas a utilização de instrumentos financeiros e não de subsídios não reembolsáveis (fundo perdido); por outro, há exemplos passados de retração de procura de incentivos em contextos de estagnação e indeterminação da procura global.
Por isso, maioria e a oposição liderada por António Costa terão que afinar as suas narrativas. Estou com curiosidade em saber qual vai ser a trajetória prevista pelo cenário macroeconómico que a equipa de Costa está a preparar para o investimento. Está aí à bica!

MARÇO DESPEDE-SE COM HERBERTO

O COMISSÁRIO DO ECOFIN, FRANCÊS E SOCIALISTA



Ele anda por aí hoje, em visita às várias e obrigatórias capelas nacionais. O seu currículo político mais recente, e as diversas contorções que a sua nomeação suscitou aquando das audições dos comissários no Parlamento Europeu, falam por ele. Mas chegou lá e, em entrevista ao “Diário Económico”, não foi peco em afirmações e recados bem mandados e euro-estabelecidos: que Portugal fez um esforço extraordinário, que está a dar resultados, que ainda é preciso fazer mais, que escolhamos que eles depois veem se é viável. Ah, e que a Grécia anda atrás de ter um almoço grátis. O que tem de ser tem muita força, quem tem cu tem medo ou a fraternidade socialista em todo o seu inigualável fulgor?


(Mykaia Tramoni-Caparros, http://blogs.rue89.nouvelobs.com)