segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A (IN) DETERMINAÇÃO DA IMAGEM



Nos últimos dias circularam pela imprensa diária algumas imagens do interior da Cimeira da Zona Euro de 26 de Outubro de 2011 e do frenesim das negociações complexas frequentemente bilaterais. O mundo do “por detrás do palco” é seguramente fascinante e ajudar-nos-ia a compreender decisões adiadas, compromissos e toda a série de desvios ao que nos pareceria um rumo mais racional.
Várias das imagens (fotos) mereceriam atenção. Em tom mais divertido, poderíamos isolar o olhar furtivo de Berlusconi dirigido à silhueta esbelta da Primeira Ministra Dinamarquesa recém- chegada ao palco da decisão que circulou em vídeo pelo You Tube. Mas a imagem mais forte é a que acompanha o lúcido artigo de Teresa de Sousa publicado no Público de domingo passado (30 de Outubro) (fotografia de Eric Feferberga –AFP), centrado no pós-cimeira e nas indefinições associadas (ver posts anteriores sobre esta matéria). A imagem tem múltiplas interpretações possíveis. José Luís Zapatero (?) é certamente um cavalheiro e o beija-mão da Senhora Merkel pode ter essa perspectiva. O olhar do Senhor Rumpuy é enigmático. Mas a inclinação de Zapatero (?) é tão marcada (que quase esconde o seu rosto) que a imagem de reverência suplanta claramente o cavalheirismo da saudação. A relação de poder que salta dessa reverência é tudo menos institucional. A ausência da imagem de Sarkozy mata qualquer ideia de directório Berlim-Paris. É mesmo uma zona euro alemã que transparece da crueza desta imagem.

1 comentário:

  1. "Múltiplas interpretações" é sempre coisa que me chama a atenção (veja-se o meu incontornável blogue "O Linguado" http://olinguado.blogspot.com/).
    Por exemplo, podemos ver ali a submissa despedida de um dos últimos representantes de um certo socialismo europeu, irresponsável e sem princípios, que foi possível enquanto a Alemanha financiou a dolce vita?

    ResponderEliminar