sábado, 11 de agosto de 2012

GAMES PRACTICALLY OVER


Agora que os Jogos se aproximam do fim alguma reflexão estival é possível, por isso não muito profunda, sobre o significado e alcance da presença portuguesa.
Se há regularidade que possa ser avançada é a de que a elite da competição portuguesa não se dá bem com a pressão mediática e de um país às costas. Pelo contrário, o efeito-surpresa funcionou, ou seja, em modalidades como a canoagem, o remo e o próprio hipismo em que as expectativas eram mais baixas acabámos por ter melhores resultados, com a prata de Emanuel Silva e Fernando Pimenta a salvar a delegação olímpica portuguesa.
A alta competição e a organização dos recursos internos ganham hoje vantagem em ser compreendidas sob o desígnio da formação de elites. E neste campo a sociedade portuguesa tem claramente uma baixa performance, até porque nos tempos que correm o país não consegue fixar as poucas elites que vai conseguindo, mesmo assim, formar.
O êxito com pronúncia do Norte que soube bem reconhecer de Emanuel Silva e Fernando Pimenta tem de ser compreendido no âmbito de opções de fundo na canoagem que foram assumidas já há algum tempo e que parece hoje começarem a produzir resultados. Aumento da massa crítica de participantes, criação de um centro de alto rendimento (Montemor-o-Velho), importação de know-how técnico empenhado, profissional e diligente (treinador polaco), experiência internacional e sobretudo predisposição de alguns atletas para o esforço persistente (cerca de 200 dias de estágio ano). Se retirarmos da análise alguns fatores antromórficos (há gente mais forte e geneticamente adestrada do que nós), a receita da canoagem é afinal a que, com maior ou menor intensidade, explicam as medalhas e o seu ranking por esse mundo fora. Afinal, não há muito que inventar. Também aqui o conhecimento está fortemente internacionalizado e circula com grande facilidade por esse mundo fora. Pela nossa dimensão, somos e continuaremos a ser um país “follower”, isto é, um país que dependerá da difusão de conhecimento que outros produzem pioneiramente.
O entusiasmo por vezes balofo de alguns governantes (incluindo o Presidente) que se derretem com os nossos resultados desportivos ganharia em ser substituído por ideias mais firmes e coerentes sobre a formação desportiva em Portugal. A ideia peregrina e estúpida de que os grandes clubes em Portugal se substituirão naturalmente ao Estado nessa tarefa vai ser paga com uma fatura elevada. A desvalorização e esvaziamento progressivos com que o desporto escolar foi presenteado nas últimas governações limita fortemente, sobretudo no país fora das grandes aglomerações metropolitanas, o alcance de uma política de formação desportiva. A alta competição não é dissociável da massa crítica de praticantes em qualquer modalidade. Agora que parte das infraestruturas escolares foi substancialmente melhorada, choca ver o abandono do desporto escolar como base mínima para um alargamento da massa de praticantes, num país que parece querer especializar-se no manejamento exímio de consolas, telemóveis ou outros gadgets.
A pronúncia do Norte de Emanuel Silva e Fernando Pimenta foi um sinal de clarividência.
Fora isso fica a evidência de que grandes expectativas quanto a medalhas saem regra geral furadas. Não somos gente para grandes pressões mediáticas. A nossa pressão é a da sobrevivência e da flexibilidade para a garantir. Aí provavelmente ninguém nos bate, aqui ou em qualquer outro lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário