Com a devida vénia
ao grupo de discussão do Google industrias-culturais-e-criativas@googlegroups.com,
através do qual tomei conhecimento da mesma, vale a pena reter uma notícia do
DESTAK/LUSA sobre a economia criativa. O que está em causa é a apresentação do
estudo (Capital
Criativo numa Região Cultural)
do meu amigo Mário Vale (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território –
IGOT) no Chapitô, Lisboa.
Para além de
avançar um número que vale a pena seguir com atenção no futuro, 3.8% do emprego
em Portugal representado pelo sector, e da já esperada concentração desse
emprego na região de Lisboa e Vale do Tejo (cerca de 56,6% segundo a notícia),
uma afirmação (conclusão) de Mário Vale despertou-me a atenção: o aumento
observado no emprego criativo não se registou na região de Lisboa porque “tem
uma oferta pública muito grande neste sector e não deixa nascer actividades de
privados”.
Independentemente
da necessidade de uma leitura mais aprofundada do referido estudo, esta conclusão
valida uma intuição não demonstrada que tenho veiculado em algumas posições públicas,
em consonância com alguns agentes culturais com prática mais a norte. A dinâmica
criativa observada na aglomeração da capital não reflecte nenhuma superioridade
intrínseca de empreendedorismo cultural, mas pelo contrário o forte
enviesamento das políticas públicas para apoiar actividades culturais e
criativas nesse território. A corte cultiva os seus seguidores e alimenta-os.
Mas a afirmação de Mário Vale, a confirmar, vai mais além. Essa dinâmica da
corte estará a matar a iniciativa privada nos domínios criativos, tendendo a
provocar um efeito de “crowding-out” (espero que o deputado Galamba já tenha
seguido o conselho do Governador do Banco de Portugal e se tenha inteirado
sobre o significado da expressão). Já me tinha apercebido que os agentes culturais
da corte andavam mais nervosos com os cortes orçamentais do que os seus colegas
a norte. E com razão, pois de acordo com o estudo estarão mais dependentes do
apoio público. Nem todos serão bobos da corte. Por isso, cortes cegos serão
sempre controversos.
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