segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ribeiro Telles


Esta semana o Prof. Ribeiro Telles foi homenageado.
O anfiteatro da Gulbenkian, com a janela aberta para uma das suas obras de referência, foi pequeno para acolher t odos aqueles que estavam interessados em ouvir testemunhos sobre uma das personagens mais relevantes na área do ambiente e do ordenamento do território nas últimas décadas em Portugal.
A sua luta continuada pela defesa e valorização dos recursos, dos valores e, de uma forma mais alargada, da paisagem – entendida no seu conceito lato, integrador e holístico, como reiteradamente afirma – marcam inquestionavelmente toda a política nacional de ambiente e ordenamento do território dos últimos 35 anos, a qual à época foi inovadora e, também por isso, frequentemente mal interpretada e adaptada.
O Prof. Ribeiro Telles personifica umas das figuras públicas portuguesas da nossa época que convictamente defendeu o interesse público, independentemente das modas, do quadro político ou das circunstâncias envolventes, interna e externa, tendo conseguido transmitir a sua mensagem a várias gerações e introduzido conceitos básicos na sociedade portuguesa como paisagem, contínuo natural, biodiversidade, reservas agrícola e ecológica, estrutura ecológica, entre outros.
A simplicidade com que descreve e sintetiza as questões e visiona as opções e as soluções a desenhar no território são, na minha opinião, o seu maior legado. A sua capacidade de abstracção mas também de focalização nas dimensões essenciais do território são notáveis. “A Utopia e os Pés na Terra”, o título escolhido para a exposição e livro da sua vida e obra realizada em 2003, sintetiza bem esta característica ímpar que o define.
Corroboro os muitos “obrigadas” que ecoaram ao longo do dia nos vários depoimentos, não posso deixar de subscrever também o “Desculpe, Gonçalo” proferido por Miguel Sousa Tavares (publicado no expresso deste fim de semana) mas o desafio que o Prof. Ribeiro Telles nos continua a colocar – lutar pela “autenticidade dos territórios”- é mais importante e matéria que julgo que justifica a nossa reflexão colectiva.
Neste momento de crise global, também de identidade, mais do que “reinventar o território” temos que começar por redescobrir a “autenticidade do nosso território e das suas paisagens”.

Sem comentários:

Enviar um comentário