sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

AS CONTRADIÇÕES AGUDIZAM-SE …


Uma notícia algo perdida no Financial Times (http://www.ft.com/intl/cms/s/0/aae88cf2-2747-11e1-b7ec-00144feabdc0.html#axzz1geQF28Vp) assinala uma escalada das contradições que a crise da zona euro está a desencadear.
Um draft de uma futura publicação do Instrumento Europeu de Estabilidade Financeira (EFSF), cujo reforço financeiro e posterior passagem para um Mecanismo de Estabilidade Financeira tem penado a bom penar, admite entre os riscos de investidores quer a cessação do euro quer a recusa de emissão de dívida soberana nessa moeda.
Independentemente de saber se a versão final do documento apresentará em letra de forma esta “liberdade de expressão”, o facto de aparecer no processo preparatório simboliza muito do que estará a passar-se por detrás do pano.
Entretanto, pela conferência de hoje em Berlim, Draghi parece apostar tudo nos apoios à banca europeia: refinanciamento a 3 anos e permissão para a utilização de empréstimos como garantias no interior do Eurossistema.
Cada dia que passa, mais obscuro e atribulado se torna o processo de concretização das decisões de 8/9 de Dezembro 2011, mostrando a fragilidade do compromisso.
Com tamanha debilidade, a senhora Lagarde parece a única fonte de sensatez, relembrando pelo menos a similaridade de todos os sinais presentes com o abismo dos anos 30. Que estranha situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário