domingo, 17 de junho de 2018

SENTIMENTO DE PERDA





Há pessoas em que o amor pela Vida e pelos Outros lhes deveria proporcionar a retribuição dos seus desejos e aspirações. Tenho ecos de que a sua passagem pelos quadros da CDCR N deixou a marca que nos deixou a nós, gente associada à Quaternaire Portugal. Numa passagem das certezas de um setor público regional que ela então achava demasiado rígido e pouco estimulante para as incertezas e interrogações de uma empresa privada que vive os problemas da sua dimensão, a Isabel Leal de nome mas leal no seu comportamento mostrou a sua determinação. Uma Isabel que foi dando mostras da sua amizade pelos outros, o seu instinto gregário, a sua persistência no trabalho, a que nos fomos afeiçoando, uma de nós para o melhor e para o pior. E tenho também ecos de que no seio da sua família era um esteio em que todos se apoiavam, alguém com uma dádiva aos outros que é hoje incomum encontrar.

A maldita doença veio interromper esta ligação, mas mesmo nas dificuldades da doença a coragem que foi manifestando, a forma heroica como ia recuperando dos tratamentos violentíssimos e que nos intervalos de bonança não deixava de nos visitar sempre com um pequeno presente, dos biscoitos Paupério da sua terra que amava até a alguma das suas especialidades doceiras. A sua resistência infinita não chegou para vencer a doença e compensar o sofrimento imenso a que se entregou para tentar prolongar a sua vida.

Tenho exemplos de pequenas declarações, de conversas mais profundas em torno dos problemas da empresa, que a Isabel tinha uma confiança infinita no meu relacionamento e no meu trabalho quando a envolvia. É por isso um sentimento de grande perda que atravessa o meu pensamento. Penso que é a primeira pessoa da comunidade Quaternaire, presente e passada, que nos deixa e isso é também sinal da vida já longa de uma organização. Estou certo que a sua família, fortemente enraizada na indústria do mobiliário do vale do Sousa, vai fazer tudo para honrar a memória de alguém tão gregário como a Isabel. E estou certo também que as suas duas jovens filhas terão encontrado nas virtudes de uma Mãe tão presente os ensinamentos e a linha de rumo para combater a sua ausência nos futuros momentos das respetivas vidas que a Isabel tanto gostaria de poder partilhar. A comunidade Quaternaire procurará à sua maneira manter a recordação da Isabel, como se ela nos visitasse todas as semanas e nos trouxesse a sua pequena gentileza.

Pela minha parte, com a perda da sua Amizade, estarei mais pobre mas existirá para sempre na minha memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário