quinta-feira, 31 de outubro de 2024

TESTEMUNHO DOS PRÉMIOS NOBEL DE ECONOMIA

 


(Todos sabemos que para muito boa gente os Prémios Nobel de Economia não estão isentos de enviesamentos ditados pela conflitualidade entre os paradigmas de pensamento económico. Não é minha intenção retomar esse debate, até porque quando olhamos para trás, a lista de laureados inspira-nos todo o respeito e temos de nos curvar perante nomes tão insignes, alguns dos quais fizeram parte da nossa formação. Por hoje, limito-me a trazer para este blogue o testemunho de um conjunto desses premiados, tomando decisão clara e inequívoca de apoiar Kamala Harris nas terríveis eleições americanas que estão aí ao virar da esquina. O conjunto de signatários é muito variado e minimiza o efeito de enviesamento de que falei há pouco.

Nós, abaixo assinados, pensamos que Kamala Harris será uma guardiã muito melhor para a nossa economia do que Donald Trump e apoiamos a sua candidatura.

Os pormenores dos programas económicos dos candidatos não são ainda completamente conhecidos, mas a partir do que disseram, combinado com o que fizeram no passado, fornece-nos uma perspetiva clara das visões, políticas e práticas económicas alternativas.

Embora cada um de nós tenha diferentes perspetivas sobre os aspetos particulares de diversas políticas económicas, acreditamos que, globalmente, a agenda económica de Harris irá melhorar a saúde, investimento, sustentabilidade, resiliência, oportunidades de emprego e justiça e que será superior em grande medida à agenda contraprodutiva de Donald Trump.

As suas políticas, incluindo direitos aduaneiros elevados aplicados mesmo sobre mercadorias provenientes dos nossos amigos e aliados e cortes regressivos de impostos para as empresas e indivíduos, conduzirão a preços mais altos, défices maiores e a uma maior desigualdade. Entre os mais importantes determinantes do sucesso económico são o primado da lei e a certeza económica e política e Trump ameaça todos eles.

Pelo contrário, Harris tem insistido em políticas que fortalecerão a classe média, intensificarão a concorrência e promoverão o empreendedorismo. Assunto a assunto, a agenda económica de Harris fará muito mais do que a de Donald Trump para aumentar a força económica e o bem-estar da nossa nação.

Em termos simples, as políticas de Harris produzirão um desempenho económico mais forte, com crescimento económico que será mais robusto, mais sustentável e mais equitativo.”

Daron Acemoglu (2024), George A. Akerlof (2001), Abhijit Banerjee (2019), Sir Angus Deaton (2015), Peter A. Diamond (2010), Douglas Diamond (2022), Esther Duflo (2019), Robert F. Engle III (2003), Claudia Goldin (2023), Sir Oliver Hart (2016), Guido W. Imbens (2021), Simon Johnson (2024), Eric S. Maskin (2007), Daniel L. McFadden (2000), Robert C. Merton (1997), Roger B. Myerson (2007), William D. Nordhaus (2018), Edmund S. Phelps (2006), Paul M. Romer (2018), Alvin E. Roth (2012), Robert J. Shiller (2013), Joseph E. Stiglitz (2001), Richard H. Thaler (2017).

Eis um testemunho decente e sobretudo importante face ao que está em jogo.

Que os deuses nos ajudem.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário