sexta-feira, 26 de agosto de 2016

JACKSON HOLE (II)




(Mais algumas reflexões sobre o simpósio do Wyoming, agora que o programa é conhecido e o debate já começou)

O Governador do Banco de Portugal Carlos Costa teve a amabilidade de me dirigir uma curta e contida comunicação sobre a sua nova participação no simpósio de Jackson Hole, organizado pelo Federal Reserve Bank de Kansas City, mais especificamente a quarta participação no evento.

A partir do seu testemunho pessoal que muito agradeço é possível confirmar algo de promissor: o debate entre os condutores da política monetária, os bancos centrais, estará mais avançado do que transparece do que vai sendo lido na imprensa especializada. Isso deve-se, e muito bem, a uma prática de discussão em ambientes restritos e limitados à esfera dos bancos centrais, que só esporadicamente, como em Jackson Hole, é partilhado, embora com limitações, com o exterior, neste caso a academia. Significa isto que os condutores da política monetária estão atentos à mudança radical de contexto em que operam, levando a sério os avisos e ensinamentos de alguns economistas. Aparentemente o debate estará mais atrasado entre os políticos, projetando-nos num dos temas centrais deste blogue: por que razão se transformaram as relações entre o conhecimento económico e a decisão política?

No estado da arte global que é conhecido, imaginar que a política monetária poderá substituir-se aos custos das decisões políticas que produzam as escolhas públicas certas para afrontar os problemas da economia global é pura mistificação. Certamente que a política monetária ajudará, sobretudo se encontrar um novo paradigma para o novo normal dos tempos que correm. Mas imaginar que a decisão política pode esconder-se eternamente atrás dos condutores da política monetária tem de ser ampla e decisivamente denunciado.

Os primeiros papers e handouts estão já disponíveis. Matéria para posts seguintes.

Sem comentários:

Enviar um comentário