terça-feira, 18 de abril de 2017

APENAS UMA OBRA




(Tempo apenas para o registo de uma obra fundamental para compreender o desaparecimento da classe média na sociedade americana, com a curiosidade de invocar uma herança intelectual que está na origem da minha formação em economia do desenvolvimento…)

O tempo tem sido curto para a maturação de ideias ao serviço deste espaço de reflexão.

Por isso, limito-me por hoje a registar mais uma obra crucial para compreendermos o desaparecimento da classe média na sociedade americana e a partir dela desenharmos por comparação novas incursões sobre as particularidades europeias nesta matéria. Também uma oportunidade para nos ajudar a compreender o advento do Trumpismo, embora entre o início das eleições americanas e os dias de hoje seja brutal a queda de confiança observada entre os próprios grupos apoiantes do atual presidente.

A obra é de um economista estabelecido nas matérias da economia internacional e até da revisita do keynesianismo, PETER TEMIN e chama-se: “The Vanishing Middle Class – Prejudice ans Power in a dual economy” (MIT Press, 2017), com o Middle Class a preto numa capa a preto com as letras brancas.

O que é que me está a fascinar neste contributo? Simplesmente a utilização dos mecanismos da economia dual (pobres, desfavorecidos e desqualificados versus o topo da distribuição do rendimento), com os quais aprendi que o subdesenvolvimento era ele próprio um processo dinâmico. Cinquenta anos depois, o modelo de Sir Arthur Lewis é invocado para explicar o desaparecimento do miolo das sociedades avançadas, com sérias consequências (como estamos a assistir) para o dinamismo social da democracia. A economia tem destas ironias e não deixa de ser com algum gozo que o registo neste espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário