domingo, 9 de abril de 2017

SESSENTA E QUATRO

(em baixo, à direita, cartoon de autor desconhecido pretendendo representar os quatro Beatles aos 64 anos de idade)

Realisticamente, sessenta e quatro não é muito diferente de sessenta e três nem mesmo de sessenta ou até de cinquenta e nove. Mas as coisas são o que são e o facto é que os Beatles e Paul McCartney fizeram com que, há exatamente cinquenta anos, o número sessenta e quatro ganhasse expressão simbólica própria na matéria. Porque, lançado em 1967 o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band”, foram anos e anos a ouvir e trautear, num processo de assimilação quase inconsciente: “When I get older, losing my hair / Many years from now. / Will you still be sending me a Valentine, Birthday greetings, bottle of wine?

Pois o que muda para mim a partir de hoje é tão-só aquele pequeno detalhe do now passar a ser mesmo agora. Mas, constatado isto não sem algum inevitável abalo, também acaba por ser dominantemente reconfortante terem sido tantos e tão variados os bons milhões de minutos vividos, quer no íntimo de uma individualidade irremediavelmente inalienável quer em conexões intensas ou subtis, prolongadas ou fugazes, com essa imensidão de outros com quem gratamente me vou cruzando.


E siga a rusga, pois claro e enquanto puder durar:

When I get older losing my hair,
Many years from now.
Will you still be sending me a Valentine,
Birthday greetings bottle of wine?
If I'd been out till quarter to three.
Would you lock the door?
Will you still need me, will you still feed me,
When I’m sixty-four?

You'll be older too.
And if you say the word,
I could stay with you.

I could be handy, mending a fuse
When your lights have gone.
You can knit a sweater by the fireside
Sunday mornings go for a ride,
Doing the garden, digging the weeds,
Who could ask for more?
Will you still need me, will you still feed me
When I'm sixty-four.

Every summer we can rent a cottage,
In the Isle of Wight, if it's not too dear
We shall scrimp and save
Grandchildren on your knee
Vera, Chuck and Dave

Send me a postcard, drop me a line,
Stating point of view
Indicate precisely what you mean to say
Yours sincerely wasting away
Give me your answer, fill in a form
Mine for evermore
Will you still need me, will you still feed me
When I'm sixty-four?

Sem comentários:

Enviar um comentário