terça-feira, 4 de abril de 2017

DESIGN E MEMÓRIA




(Em boa hora alertado pelo amigo Oliveira das Neves, folgo em saber que um dos prémios de criatividade destacados pelo Famalicão MADE IN, um dos projetos da agenda estratégica do concelho que vou hoje comentar na casa das Artes, explora por via do design uma das memórias deixadas pelo fabuloso ÍRIS presente na minha memória afetiva…)

Agradeço ao António a leitura atenta deste blogue e mais ainda o seu alerta para o projeto da manteigueira ÍRIS ganho pelo arquiteto João Faria, radicado em Vila Nova de Famalicão, prémio atribuído pela plataforma italiana A'Design Award, no passado dia 15 de abril, na categoria “Bakeware, Tableware, Drinkware and Cookware Design”.

A elegância da peça é bem ilustrativa da imagem afetiva que o Íris deixou em muita gente, entre os quais este vosso blogger-amigo e nada melhor do que dar a palavra ao inspirado criativo: “O Restaurante Íris sempre foi um local que me fascinou. Existia aí uma peça cilíndrica com uns buracos em cima por onde saía a manteiga quando pressionava um êmbolo. Achei a forma muito elegante de apresentar a manteiga e o conceito engraçado. Naquele espaço os valores estavam, de facto, muito bem pensados e foi inspirado nisso que desenvolvi esta peça”.

Por aqui se conclui que a memória afetiva em torno do Íris é do tipo muitissensorial, envolve o palato, mas também o sentido estético da imagem. O Íris era na minha classificação de flâneur urbano uma atmosfera. Não me recordava da manteigueira que inspirou o criativo, mas ainda bem que a minha tese se demonstra. Se o país não precisasse da mobilização de todas as energias para sustentar o seu futuro, atrever-me-ia a fundar o clube dos amigos da memória do Íris, o que é espantoso o restaurante de uma bomba de gasolina. É que no meio desta minha memória há muito de saudosismo por uma família que já não está cá. E o país não precisa de saudosismos. Precisa de agendas viradas para o futuro, como as de Famalicão, embora nessas agendas haja pontes com o passado, recriado claro está e com elegância.

Sem comentários:

Enviar um comentário