terça-feira, 11 de abril de 2017

MUDANÇA CLIMÁTICA




(Nada melhor do que a sensibilidade e o rigor japoneses para nos dar conta de uma outra maneira de olhar o tema das mudanças climáticas, se bem que tal delicadeza nada possa contra a imbecilidade que campeia hoje na administração americana sobre a matéria…)

Não imaginaria que houvesse registos em Kioto, no Japão, das datas de florescimento das cerejeiras desde o ano 800. Mas existem e há investigação séria sobre um fenómeno que apaixona os japoneses. Cientistas japoneses conseguiram provar que as datas de florescimento das cerejeiras permitem antecipar com grande aproximação as temperaturas de março.

Ora aqui está uma maneira delicada e singela de nos alertar para o aquecimento global. As cerejeiras de Kioto têm florescido cada vez mais cedo, como é visível no gráfico que abre este curto post.


Receio que tal delicadeza não chegue para contrariar a boçalidade da suspeição americana sobre a temática das mudanças climáticas.

Lamento não ter realizado ao longo destes anos o meu registo sistemático das datas do florescimento das aleluias e das azálias de Seixas.

Sem comentários:

Enviar um comentário