quinta-feira, 22 de junho de 2017

COMPREENDER A HISTÓRIA …




(Para hoje, simplesmente uma reflexão com a profundidade que John Maynard Keynes imprimia a estas coisas, dissertando sobre o rescaldo da 1ª Guerra Mundial, que eu próprio interpreto como uma visão prospetiva algo trágica do mundo que poderemos ter a curto-médio prazo…)

A citação é curta e sugestiva:

Na atual confusão de objetivos será que existe um espírito público suficientemente claro capaz de preservar a organização equilibrada e complicada em que vivemos? O comunismo está desacreditado pelos acontecimentos; o socialismo, na sua interpretação fora de moda, já não interessa o mundo; o capitalismo perdeu a confiança em si próprio. A menos que os homens estejam unidos em torno de uma aspiração comum ou sejam movidos por princípios objetivos, a ação de cada um estará em conflito com o resto e a prossecução não regulada da vantagem individual pode destruir rapidamente o todo. Ultimamente não tem havido objetivos comuns entre as nações e entre classes, a não ser para a guerra …”

Há dias assim. A força da palavra dos outros intimida quanto baste. E estas ajudam-nos a compreender que uma visão permanente da história é necessária para compreender o devir em que nos situamos.

Ponto.

Sem comentários:

Enviar um comentário