quinta-feira, 1 de junho de 2017

WHO KILLED SAM & TRACY?




(Acho que ainda estou um pouco atordoado com a visão do primeiro episódio do novo Twin Peaks, o mistério está de volta, estaremos preparados para ele?)

O título acima poderia ter sido alternativamente, Who Killed Ruth Davenport?. Mas o escolhi o primeiro porque ele corresponde à cena mais marcante do primeiro episódio da nova série do Twin Peaks de David Lynch. A expectativa era grande e nestas coisas não gosto de coisas gravadas na box da cabo lá de casa, gosto da edição em direto, partilhando a curiosidade dos que na noite de domingo passado, pelas vinte e duas, se sentaram em frente do TV Séries canal 80 da NOS. Era o regresso de Twin Peaks e esta maldita civilização urbana e do espetáculo tem destas coisas, vinte e seis anos depois, com aquele olhar de Laura Palmer ainda na memória visual, não era um regresso qualquer.

O primeiro episódio é Lynch no estado puro. Elementos de regresso ao espectro visionário das duas primeiras edições combinam-se com novos enigmas, anunciando neste primeiro episódio que Lynch vai manter-se fiel ao seu mundo, com aquele tempo lento que nos arrebata numa televisão que estamos habituados a associar a um tempo frenético.

O diálogo inicial entre o Gigante e o agente Cooper de fato preto é todo ele um enigma, com uma grafonola antiga produzindo um som para mim indecifrável. O diálogo inicial parece um tributo ao universo onírico das primeiras edições. Aparentemente teremos um agente Cooper duplicado, em que a réplica estará provavelmente possuída pelo espírito do mal Bob que teria estado na origem do assassinato de Laura Palmer pelo seu irmão. Mas não é seguro que assim seja.

O enigma do aparecimento de Nova Iorque é fascinante. Antecedida por uma imagem noturna esplendorosa da cidade, a cena é intrigante. Uma torre não identificada de tijolo acolhe, com a presença de um guarda, o que aparenta ser uma experiência. Uma caixa de vidro vazia domina a cena e um estudante contratado olha sistematicamente a caixa vazia. De quando vez uma câmara potente capta uma imagem da caixa de vidro e o estudante armazena essa imagem num reservatório digital qualquer. Aparentemente nada se passa no interior da caixa, mas intui-se que a dúvida, aparecerá ou não alguma coisa, dominará a cabeça do disciplinado estudante contratado. O contexto é alterado duas vezes: na primeira, o estudante Sam é avisado de que tem a visita de uma jovem Tracy que traz café e mostra intenções de penetrar na divisão em que se processa a experiência, que a presença do guarda e a relutância de Sam inviabilizam; na segunda tentativa, estranhamente o guarda está ausente e a jovem consegue demover Sam conseguindo partilhar com ele o espaço vedado, sentando-se ambos com o copo do café latte em frente à caixa de vidro vazia. Tracy desnuda-se e o par inicia uma aproximação de profundo e tenso conteúdo erótico, mas a curiosidade pelo que pode passar-se no interior da caixa de vidro mistura-se com a tensão erótica dos dois corpos, aliás numa cena belíssima. Dentro da caixa emerge uma figura indecifrável mas demoníaca (um humanoide?) que se intui destruir a caixa de vidro atacando e assassinando o jovem casal através dos salpicos violentos de sangue que se abatem sobre os rostos de Sam e Tracy e do som aterrador que marca a cena. Do melhor Lynch que já vi, numa cena que me tem martelado a cabeça estes dias da semana.

Num ambiente que me fez lembrar aquelas atmosferas indizíveis de Fargo dos irmãos Coen, a pequena cidade de Buckhorn no South Dakota acolhe o mistério de um novo crime, o assassínio de uma mulher, a bibliotecária Ruth Davenport em circunstâncias tremendamente enigmáticas que nos irão levar seguramente a uma espiral de mistério. Será Ruth Davenport a Laura Palmer nº 2? O ambiente de Twin Peaks regressa pleno e desafiador como sempre.

Por algumas semanas, as noites de Domingo não serão as mesmas.

(Corrigido em 04.06.2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário