terça-feira, 19 de dezembro de 2017

E SE MONITORIZÁSSEMOS ISTO?




(Pelas bandas do Norte, com Rui Moreira Moreira à frente da tropa, muita gente se insurgiu contra a então designada ardilosa política da TAP de promover a ligação Lisboa-Vigo, que segundo as vozes da altura levava água no bico. Depois do fogacho, que deve ter deixado as boas consciências regionais revigoradas, quantos são? quantos são?, ninguém parece ter monitorizado a questão)

Pois o meu ceticismo quanto ao Norte como força coerente de intervenção é já demasiado conhecido. Creio ter razões para isso. Não gosto de fogachos inconsequentes, preparados para jornalista ver e disseminar, sobretudo sem monitorização do que se combate ou pretende promover.

Quando a TAP anunciou o lançamento do voo Lisboa-Vigo-Lisboa, com a plena aprovação do irrascível alcalde de Vigo, essa operação foi considerada ardilosa para os interesses do Sá Carneiro, já que em última instância ela visaria o reforço do hub de Lisboa, atraindo galegos não ao Porto, como se verifica, mas a Lisboa interessada no alargamento do seu hinterland para voos intercontinentais. A TAP teve pelo menos a virtude de compreender que tão amigos são o Norte e a Galiza, mas amigos, amigos negócios à parte e os galegos nunca esconderam que o seu objetivo era mais vasto, era reforçar a sua ligação com a área de influência da capital portuguesa. A nossa romântica perceção da cooperação inter-regional tem impedido a cristaliza compreensão da estratégia galega.

Uma monitorização adequada desta questão e de uma eventual necessidade de crítica sistemática da mesma exigiria o acompanhamento de duas coisas: seguir com rigor a evolução do número de galegos que demanda o aeroporto de Sá Carneiro e olhar com olhos de ver para a evolução dos números da ligação Lisboa-Vigo.

Da primeira, continuo sem ter informação credível e não me consta que haja gente na Região muito interessada na mesma. Da segunda, o Faro de Vigo (link aqui) fez-me o favor de me documentar, usando uma metáfora adequada ao tema: “o voo Peinador-Lisboa ganha altura”. Segundo o Faro de Vigo, a procura reagiu positivamente a adaptações de horário introduzidas pela TAP, roçando presentemente os 4.000 passageiros.

Sem a comparação adequada com a primeira variável, não é possível avaliar com rigor o que é que a iniciativa da TAP tem retirado ao aeroporto de Sá Carneiro.

Será que alguém a Norte se importa com isto? Ou terá sido um arrufo de momento?

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