sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

SERÁ QUE VALORIZAMOS ESTA DIFERENÇA?




(A publicação do sumário executivo do World Inequality Report 2018 vai permitindo explorar os frutos do trabalho coletivo universitário ligando a Europa e os EUA, o que não é coisa pouca. Para além disso vai permitindo a análise comparativa e esta deveria merecer-nos maior atenção política.)

Os dois gráficos acima reproduzidos, e que constam do sumário executivo do WIR 2018 que ontem foi publicado (a edição global do relatório será distribuída pela Amazon em maio de 2018, mas está disponível aqui), interpelam-nos como um soco violento no rosto.

O comportamento plenamente assimétrico da desigualdade nos EUA e na Europa Ocidental não constitui apenas uma curiosidade gráfica para estudioso refletir. É uma interpelação política a que não poderemos ficar indiferentes. Será que estamos disponíveis para valorizar esta diferença e lutar por ela, entre outras coisas, pugnando para que a globalização não nos aproxime mais do modelo americano do que da defesa do modelo europeu? Estaremos disponíveis para retirar as devidas implicações em matérias como, por exemplo, a política fiscal?

Acho que é uma boa questão e não estou seguro que todos os europeus tenham a mesma atitude perante a interpelação.

1 comentário:

  1. Obrigado por esta indicação. Aprecio muito o vosso blog também porque vão indicando livros, relatórios, etc., de grande interesse e muito recentes.
    O relatório está disponível para download em:
    http://wir2018.wid.world/download.html

    ResponderEliminar