terça-feira, 5 de dezembro de 2017

OS DADOS ESTÃO LANÇADOS (Es llancen les dades)




(A campanha eleitoral na Catalunha inicia-se em condições estranhas, para não dizer deploráveis, com candidatos pressupostamente independentistas ainda na prisão, particularmente Oriol Junqueras. Não sabemos até que ponto a vitimização poderá funcionar entre o eleitorado independentista, mas uma coisa é já conhecida, o que parecia unido parece um frangalho.)

Tudo indica que o sistema judicial espanhol, em quem o governo de Rajoy depositou praticamente todo o processo de aplicação do já célebre 155º, não terá a flexibilidade suficiente para não proporcionar aos independentistas a arma da vitimização. É verdade que essa vitimização está enfraquecida com a desorganizada resposta que o bloco independentista ofereceu aos catalães em reação à aplicação do 155º. Desde o exílio (palavra excessivamente forte para a reduzida dimensão do personagem) de Puigdemont, que sempre sonhou com um regresso para o qual não tem dimensão, até à maior coerência de Junqueras, passando pelos que se refugiaram no argumento de que o ato independentista tinha sido meramente simbólico (não nos levem a sério), a resposta independentista pareceu debandada de exército destroçado e sem comando. Por isso, é difícil calcular a dimensão do potencial efeito de vitimização que significa ir a votos com gente na prisão. Os radicais do CUP (como a história nos ensina, já vieram a terreiro denunciar a cobardia política da Esquerda Republicana (ER)e das forças de Puigdemont. O que significa que o eleitorado com simpatias pelo independentismo votará com os referenciais políticos bastante interrogados.

Se olharmos para as sondagens como um barómetro desses eventuais efeitos de vitimização, alguma coisa muda mas estruturalmente, isto é, do ponto de vista da composição que o novo parlamento catalão irá apresentar, os riscos de um novo impasse não foram eliminados. O que muda então? O CIUDADANOS parece emergir como a força política não independentista que mais poderá capitalizar as desventuras do Procès, aparecendo com uma votação praticamente equivalente à da ER, que sempre aparecia como a força política maios votada. Mas se somarmos os votos independentistas no meio da fragmentação desse bloco, a maioria independentista não está longe. O crescimento do CIUDADANOS representa sobretudo o efeito de dois processos: o ganho claro de votos ao PP que praticamente se afunda e a reconsideração de uma certa direita burguesa catalã que terá refletido e optado por uma abordagem mais a longo prazo ao sonho da independência. Os Socialistas Catalães sobem alguma coisa mas estão longe de poder federar com ganhos o bloco não independentista favorável a uma revisão constitucional profunda. Permanece a incógnita sobre que peso vai representar a força política apoiada pela alcadeza de Barcelona Colau. É claro que conhecidos os resultados os posicionamentos vão alterar-se e com o estatuto de “sempre em pé” que algumas forças independentistas deram provas tudo pode acontecer em termos de alianças e reconsiderações.

Entretanto, por toda a Espanha multiplicam-se os azedumes contra o supremacismo catalão, o que significa que os catalães terão perdido a batalha da simpatia e da indulgência.

Como pormenor delicioso, num debate recente entre a azougada líder catalã do CIUDADANOS, Inês Arrimadas e a candidata nº 2 da Esquerda Republicana, Marta Rovira, o que evidencia a entrada fulgurante da mulher na questão catalã (e que saudades de Carme Chacón), ambas as candidatas erraram o valor da taxa de desemprego na Catalunha por cerca de oito pontos percentuais (taxa real de 12% para o valor de 20% sugeridos pelas duas candidatas).

Uma simples gaffe ou algo de mais profundo de insensibilidade perante uma evidência que não é só, mas também, um efeito de toda a impreparada aventura em que os Catalães se deixaram embalar?

Sem comentários:

Enviar um comentário