sábado, 10 de novembro de 2018

PALAVRAS DURAS MAS SÉRIAS



(A forma como alguma direita portuguesa se posiciona face ao autoritarismo sectário de personagens como Trump ou Bolsonaro e aos seus resultados eleitorais já aqui foi referenciada como um sinal do contrapeso de funcionamento da economia de mercado que esta gente gostaria de implantar. As palavras de José Pacheco Pereira no artigo de hoje do Público têm o registo certo e chamam as coisas pelos seus nomes, como convém nestes tempos.)

O artigo vale pelo seu todo, mas destaco um excerto (link aqui):

“(…)Mas estes homens têm uma corte, porque o poder autocrático tem uma capacidade enorme de atrair a degenerescência da virtude, de poder ser usado para comprar e vender interesses e para dar aos pequenos da mesma espécie a ilusão de que também são grandes, porque estão à sombra dos gigantes. Aqueles a quem tenho chamado os nossos bolsonarinhos e trumpinhos desdenham Bolsonaro e Trump e não quereriam ver-se em sua companhia à mesa. (E daí não sei... Talvez, depende, não é impossível, podia ser, e se for uma selfie, não ficava mal, para pôr na mesa de cabeceira...) Por isso juram a pés juntos que não gostam deles. MAS GOSTAM DO QUE ELES ESTÃO A FAZER. Vai em maiúsculas por que é isso mesmo.
De uma forma tão evidente, tão psicologicamente evidente, tão reveladoramente evidente, sentem conforto e uma íntima vingança por eles baterem na “esquerda”, por eles desprezarem as “elites” (excepto as elites económicas, que dessas eles gostam e não desprezam), por eles serem “politicamente incorrectos”, por eles porem na ordem a comunicação social, que se julga superior e de referência, por eles serem o azorrague de Hollywood, do “pântano”, dos bem pensantes, por eles desprezarem a academia, a ciência, o saber. Gostam deles e pouco se importam por eles fazerem o trabalho sujo. Fazem-nos crescer uns centímetros. Há lá um sorriso enterrado e escondido atrás da boca dos bolsonarinhos e trumpinhos.”

O autoritarismo ditatorial que vai a votos e é por eles validado exige como é óbvio uma reflexão aprofundada sobre a qual e na medida das minhas parcas possibilidades tenho tentado oferecer alguns contributos. Mas por vezes são necessárias palavras duras e sérias como as de Pacheco Pereira para lhes devolver a toda a importância devida. Estou a marimbar-me para a questão de saber se é ou não legítima a atitude deplorável dos que se abstiveram no Brasil de condenar a ascensão de Bolsonaro invocando o motivo da condenação necessária do PT. Admito que o seja. Mas esse não é o ponto nevrálgico da questão. O fundamental é barrar o caminho aos que não hesitarão em utilizar as benesses da democracia para a reduzir ao vazio. Não é uma questão de legitimidade, mas antes de necessidade histórica, sobretudo se a soubermos ler com inteligência.

Para muito boa (má) gente, isto das leis de mercados terem de se submeter às regras da convivência e da barganha social, da regulação comprometida com a erradicação dos abusos de poder e de posição dominante, ter um autoritarismo validado pelos votos daria muito jeito. Nunca se terão libertado dessa ambição. Quando ela emerge como viável, validada pelo jogo democrático, mesmo que viciado, por muito que possam disfarçar e invocar questões de legitimidade é difícil esconderem que, tal como Pacheco Pereira o escreve com maiúsculas, “gostam do que eles (os autocratas validados pelos votos) estão a fazer”.

Sem comentários:

Enviar um comentário