terça-feira, 6 de agosto de 2019

E UM INOFENSIVO ENTRETENIMENTO JUVENIL?


Às tantas, na minha recente passagem pelos Estados Unidos da América, alguém me alertou para o facto de a capital do Estado do Illinois em que me encontrava não ser a sua maior cidade (Chicago) mas uma outra urbe de pouco mais de 116 mil habitantes chamada Springfield. Rebobinei e dei por mim a revisitar aspetos e reminiscências de uma das minhas passadas preferências de estudo e lazer, a Geografia Humana; começando, desde logo, pela recuperação da pequena Albany (menos de 100 mil habitantes) como capital do Estado de Nova Iorque (após ter albergado uma relevante conferência de colónias britânicas em meados do século XVIII).

Investiguei rapidamente e, de entre muito tópicos interessantes ou simplesmente curiosos, percebi que apenas 17 dos 50 Estados têm por cidade-capital o seu maior burgo – a saber: Phoenix (Arizona), Columbus (Ohio), Indianapolis (Indiana), Denver (Colorado), Boston (Massachusetts), Nashville (Tennessee), Oklahoma City (Okahoma), Atlanta (Georgia), Honolulu (Hawai), Boise (Idaho), Des Moines (Iowa), Salt Lake City (Utah), Little Rock (Arkansas), Providence (Rhode Island), Jackson (Mississippi), Charleston (West Virginia) e Cheyenne (Wyoming) – e que, dos 33 restantes, são 20 os que têm uma cidade-capital que não está nas três maiores urbes do respetivo Estado (casos mais salientes são as capitais com menos de 20 mil habitantes: Augusta no Maine, Pierre no Dakota do Sul e Montpelier no Vermont).

Numa perspetiva alternativa e complementar, é igualmente de registar que apenas uma das 10 maiores cidades do país é capital de Estado (Phoenix no Arizona), sendo também somente 11 das 50 maiores cidades do país as que são capitais de Estado (as 3 seguintes, além das 8 primeiras acima mencionadas: Austin no Texas, apesar das maiores Houston, San Antonio e Dallas; Sacramento na Califórnia, apesar das maiores Los Angeles, San Diego, San Jose, San Francisco e Fresno; Raleigh na Carolina do Norte, apesar da maior Charlotte). Por fim, uma pequena homenagem ao tão politicamente intrigante e decisivo Estado da Florida, onde a capital é Tallahasseee (pouco mais de 193 mil habitantes) e várias maiores urbes abundam (Jacksonville, Miami, Tampa, Orlando, St. Peterburg, Hialeah e Port St. Lucie).

Mesmo sabendo-se que muito do que subjaz aos factos acima apontados provem de uma dimensão histórica plena de significado e peso, não deixa por isso de ser assinalável a perspetiva integradora que assim surge evidenciada.

Sem comentários:

Enviar um comentário