segunda-feira, 19 de agosto de 2019

DOIS ROSTOS



(Já perceberam que tenho um fascínio, algo doentio, sobre a erosão que o tempo provoca nos rostos humanos, particularmente de mulheres. Esse fascínio é tanto mais forte quanto mais tais rostos, apesar dessa erosão, conservam uma expressividade sem limites)

Um simples e modesto registo para reafirmar o fascínio atrás referido, com os rostos de duas mulheres sem qualquer contacto entre si, a primeira, Vitalina Varela filmada pelo incomparável e artesão do rigor do claro-escuro Pedro Costa, a segunda, Patti Smith, fotografada em Paredes de Coura por Paulo Pimenta do Jornal Público.

Infelizmente nem ainda vi o filme de Pedro Costa, que encantou e esmagou Locarno, nem estive em Paredes de Coura para assistir ao engenho com que a cantora americana se transporta da música para a palavra, fazendo uma autêntica romagem ao seu passado interventivo. Sou seduzido apenas pela força expressiva das duas imagens, ambas com um conteúdo de passagem do tempo e da experiência numa espécie de absoluto expressivo. Dois mundos inapelavelmente descrito pela força daqueles dois rostos.

Para memória futura do meu fascínio.

Sem comentários:

Enviar um comentário