segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MAIS GATOS ESCONDIDOS …



A edição on line do Der Spiegel dá conta de um relatório reservado (até o deixar de ser) do Bundesbank no qual é anunciado um segundo resgate para a economia grega a concretizar depois das eleições alemãs de setembro próximo.
Não é questão que nos interesse por simples réplica mimética da situação grega para a portuguesa. Mas interessa-nos sobretudo pela evidência de que regra geral os atingidos são sempre os últimos a saber, com ampla cobertura dos governos nacionais, ilustres representantes da neolinguagem da estabilidade a todo o preço, os mercados estão a dormir deixá-los sossegar.
Será que esse novo resgate virá acompanhado de um novo corte de dívida? E se for caso disso, que condições irão acompanhar essa aparente inevitabilidade? São questões mínimas a considerar para a evolução dos níveis de penosidade e de mal-estar dos gregos.
Muita razão tem o Financial Times em considerar que, apesar de alguns sinais positivos observados no horizonte da recuperação económica, há muita coisa para consertar no edifício político do euro.

Sem comentários:

Enviar um comentário