quinta-feira, 8 de agosto de 2013

OS SINAIS DO EMPREGO



A publicação dos dados das Estatísticas do Emprego INE respeitantes ao 2º trimestre veio trazer ao debate político mesmo em férias alguma animação. A razão para tal animação é simples: estamos perante um trimestre com leituras diferenciadas possíveis, pois os dados revelam melhoria face ao trimestre anterior embora em relação ao trimestre homólogo continuem a revelar uma trajetória de degradação. Daí as aparentemente desencontradas interpretações que os números suscitaram. Mas se na oposição à esquerda a tónica é antecipadamente conhecida (tratar-se-ia de reflexos de alguma sazonalidade), nos círculos da maioria não pode deixar de ser registada a contenção das interpretações, sobretudo dos ministros afetos ao CDS, Mota Soares e Pires de Lima, um sinal evidente dos cuidados que os centristas e populares estão a conceder à sua quota parte da governação.
Sem conhecer com mais pormenor os dados da evolução do PIB no trimestre correspondente é difícil perceber se os resultados do emprego/desemprego iniciarão alguma trajetória sustentada de recuperação ou se, pelo contrário, refletem sobretudo, como a oposição à esquerda reivindica, aspetos de sazonalidade. Diria que os aspetos da sazonalidade devem estar presentes, mas parece-me prematuro limitar a interpretação a esse aspeto. O que é fundamental é perceber se os ganhos de emprego observados em relação ao 1º trimestre têm origem em atividades transacionáveis que não o turismo ou se são o resultado do surto de desenvolvimento turístico em curso, visível a olho nu ou nas estatísticas de visitantes.
Do ponto de vista dos fluxos observados entre situações face ao mercado de trabalho, parece registar-se alguma melhoria: a percentagem de população em idade ativa que sai da inatividade para o emprego ou para o desemprego (4,59%) supera ligeiramente a mesma percentagem que sai do emprego e do desemprego em direção a essa mesma inatividade (3,21%), o que parece sugerir que a inativação de uma percentagem de população está em queda.
Por outro lado, o aumento de emprego observado em relação ao trimestre anterior tem origem nos seguintes grupos de população: “aumento no número de mulheres empregadas; aumento no número de empregadas/os com 45 e mais anos; aumento no número de empregadas/os com nível de escolaridade completo correspondente ao ensino secundário e pós-secundário; aumento no número de empregadas/os nos setores da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca (com particular expressão nas regiões Norte e Centro) e dos serviços (com particular expressão nas atividades administrativas e dos serviços de apoio, nas atividades de alojamento, restauração e similares e nas atividades de comércio por grosso e a retalho); aumento no número de trabalhadores/as por conta de outrem e por conta própria; aumento no número de empregadas/os a tempo completo”.
Os dados do INE parecem, assim, confirmar que o tão badalado ressurgimento agrícola e o turismo (alojamento e restauração) e comércio associado estão na origem da recuperação do emprego, não se registando evidências de que os transacionáveis (excluindo o turismo) estejam a contribuir decisivamente para a evolução registada.
A notícia do Dinheiro Vivo, citada pelo Diário Notícias (em termos de período homólogo) (“Portugal só cria empregos nos salários inferiores a 310 euros”), exige análise adicional e fica para um outro post.
Como reflexão final, não parece ser este o debate certo e central a que nos devemos dedicar. A questão fundamental é a de saber como vamos resolver o problema do desemprego estrutural. Admito que a taxa de desemprego possa vir a acusar uma trajetória de descida lenta, mas importa discutir como vamos reduzir os 10 a 12% de desemprego estrutural que é estimada por alguns economistas como o governador do Banco de Portugal. Esse sim é o verdadeiro problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário