sexta-feira, 23 de agosto de 2013

POLARIZAÇÃO DE EMPREGOS



Este tema tem estado de novo no centro das atenções da blogosfera económica, com alguma investigação de suporte a enriquecer esse debate, sobretudo à medida que nova informação sobre os mercados de trabalho do Reino Unido e dos Estados Unidos da América vai engrossando as séries de referência.
A tese que tem passado é a de uma progressiva dualização da estrutura ocupacional com dinâmica do topo de qualificações e da base (embora esta com menor dinâmica) de ocupações de menores qualificações, observando-se entretanto um vazio nas estruturas intermédias com quedas muito mais pronunciadas de empregos. Várias explicações têm sido ensaiadas, entre as quais a de que são precisamente as ocupações intermédias as de mais fácil “outsourcing” para os países de salários mais baixos.
O artigo do PIERIA sobre esta questão e a partir do qual importámos o gráfico que abre este post centra-se sobre a situação revelada pelos dados mais recentes do emprego no Reino Unido e parece revelar a emergência de duas nações. É surpreendente a evolução do número de “gestores” com uma taxa de crescimento francamente acima do emprego total, enquanto pelo contrário o grupo de administrativos e pessoal qualificado tem vindo a apresentar uma tendência marcada de queda. O artigo de Chris Dillow faz referência ao aparente paradoxo da produtividade apresentar uma clara diminuição do ritmo do seu crescimento e não coloca fora de hipótese a ocorrência de fenómenos de registo estatístico na evolução tão pronunciada do número de gestores.
De qualquer modo, esta tendência tem vindo a ser seguida já há algum tempo pela literatura, o que parece confirmar que estará para além de simples reflexos de registo ou de classificação estatística. E o que parece mais importante é o tipo de sociedade que pode resultar desta dualização, uma sociedade fragmentada, dissociada, sem laços ou interconexões que não sejam as de comando e de subordinação. E certamente também passará por aqui o tão badalado problema de perda de relevância das classes médias.

Sem comentários:

Enviar um comentário