quinta-feira, 15 de agosto de 2013

REGRESSOS …



De regresso à cidade e ao trabalho, é também tempo de regresso à época futebolística, não particularmente um tema próprio deste blogue, mas tão só mais um domínio em que o público e o privado se tocam cada vez mais e com incursões recíprocas nem sempre saudáveis ou recomendáveis.
Poder-vos-ia dizer que estou com má intuição quanto a mais esta época futebolística, má intuição do ponto de vista das agruras de um adepto do glorioso (bons tempos) SLB. Organização é coisa que passa muito ao de leve e a correr pelos mais recônditos espaços da Luz e quem considera Luís Filipe Vieira um grande gestor não faz a mínima ideia do que é hoje uma organização desportiva, inscrita em bolsa através da sua SAD. Os inícios de época para ao lados da Luz são a antítese dessa organização necessária e esta mais uma vez anuncia o pior com a primeira jornada da liga à vista e questões cruciais do plantel ainda por resolver não se entende lá muito bem porquê.
Mas fora essa má intuição, o tema do blogue de hoje é o futebol mas do ponto de vista da viragem que as transmissões televisivas representam do ponto de vista de uma mais atividade não transacionável em agonia perfeita.
Chegaram-me às mãos uns números sobre a distribuição de verbas televisivas entre os clubes espanhóis e a situação em Espanha é de arrepiar. Barcelona e Real Madrid apresentam um rácio em relação aos clubes com menores receitas televisivas de 12 para 1. O mercado no seu esplendor corre o risco em Espanha de falsear totalmente os resultados da liga espanhola, pois imagina-se a desigualdade de oportunidades que aqueles números tendem a veicular para o processo desportivo. Não consegui aceder a números consistentes para Portugal não me sendo possível confirmar se a desigualdade é assim tão pronunciada o que talvez possa explicar a jogada de risco máximo que o projeto Benfica TV representa em termos económicos e financeiros. Mas percebi que na liga alemã esse rácio é de apenas 2 para 1 e que na liga inglesa esse rácio é ainda menor. Ou seja, o mercado (privado) funciona melhor onde as desigualdades à partida não são acentuadas e basta assistir às transmissões televisivas do Reino Unido e Alemanha para perceber o maior equilíbrio de assistências nos estádios.
A fragilidade ibérica do universo do futebol está bem em conformidade com as fragilidades estruturais de ambas as economias.

Sem comentários:

Enviar um comentário