sábado, 10 de agosto de 2013

RECRUTAMENTOS



Um curto mas contundente artigo de Pedro Adão e Silva no Expresso de hoje sugere este post e põe a nu uma das características desta governação, sobretudo a que emerge associada ao PSD. Trata-se do reconhecimento hoje já óbvio de que a base de recrutamento da grande maioria dos elementos do governo está no sistema financeiro.
Ora temos aqui mais uma originalidade portuguesa. Regra geral discutem-se normas de incompatibilidades ou simplesmente cautelares para regular a entrada ou o regresso ao setor privado de ex-membros do governo. É assim que se passa na grande generalidade das democracias ocidentais. O que temos aqui é uma outra regulação bem diferente e que consistirá mais tarde ou mais cedo na imposição de regras para o controlo da chegada à governação de gente vinda desse setor privado, vinda do setor financeiro. Na verdade, o folhetim Joaquim Pais Jorge mostra que há uma cortina bem opaca nesta dança de posições entre o setor financeiro e a governação e que o panorama global deve ser bem mais complexo do que este simples caso parece insinuar.
É um facto que as ramificações da crise financeira de 2008 em Portugal equivalem a modalidades desportivas amadoras quando confrontadas com a maior sofisticação das profissionais. Mas é tudo uma questão de escala. BPN e BPP são excrescências nacionais que de qualquer modo viriam um dia à tona, acontecendo tão só que o eclodir da crise precipitou a sua derrocada. Mas manter na esfera da governação gente que circulou pelas margens da sofisticação financeira mais duvidosa como se nada tivesse acontecido não é de bom tom e enterra não só a presente governação mas também a do consulado Sócrates. Não me admiraria que, face aos mais recentes desenvolvimentos, a comissão de inquérito parlamentar optasse por assumir a regra dos aterros tóxicos: mexer o menos possível e blindar o melhor que se sabe o acesso a tais aterros. Aparentemente, o CDS olha de longe estes desenvolvimentos ou será que com mais cavadelas também surgirão minhocas menos recomendáveis também para essas bandas?
P.S. Rehn e seus comparsas resolveram virar-se para os nossos amigos espanhóis, colocando mais um problema a um Rajoy em férias aqui na Galiza. Agora seria a economia espanhola a necessitar de uma descida de salários linear de 10% para relançar o crescimento da economia espanhola. Sendo também um problema de recrutamento (o dos Comissários Europeus), não se poderá, entretanto, exterminá-los?

Sem comentários:

Enviar um comentário