quinta-feira, 29 de setembro de 2016

OBSERVANDO A EUROPA OCIDENTAL

(Simon Tilford, “Brexit Britain”, https://www.cer.org.uk)

Uma sempre útil atualização de números sobre o desempenho relativo das principais economias europeias nesta primeira quinzena de anos do século. Especiais saliências para a Alemanha pela positiva e para a Itália pela negativa, mas duas notas ainda para assinalar a má performance do Reino Unido (a pior depois da Itália e ainda hoje abaixo dos níveis anteriores à crise) e a marcada quebra da Espanha desde a crise.

(Simon Tilford, “Brexit Britain”, https://www.cer.org.uk)

Complementarmente, e tomando agora por base comparativa os índices de nível de vida dos países da União Europeia a 15, veja-se quanto o destaque mais marcante em termos de afirmação vai para a posição relativa da Alemanha (um fosso a separá-la dos restantes) e contrasta com a verdadeira debacle italiana, com as quebras francesa e, sobretudo, britânica (países estes mais pobres atualmente do que no ano 2000) e com a persistente lanterna vermelha espanhola (apesar de alguma promessa de convergência na primeira metade do período em análise) nesta amostra dos cinco mais representativos.

Enquanto cada qual dos restantes quatro sublinhará as particularidades e razões das suas dores empobrecedoras, a Alemanha prossegue impávida a sua marcha imperial...

Sem comentários:

Enviar um comentário