sexta-feira, 30 de setembro de 2016

UNITED UNIONS, WHAT ELSE?


Por variadíssimas ordens de razões que alguns gostam de designar por geopolíticas, a notícia da entrada da búlgara Georgieva na corrida às Nações Unidas era mais do que esperada e ela aí está pela abençoada mão protetora de Merkel e – sabe-se lá! – de Obama e/ou Putin (?).

Mas não é tanto esse pouco dignificante facto da realpolitik internacional que me incomoda mais profundamente, antes sim o de uma nova e soberba manifestação do desnorte e da desgovernação em que vive a União Europeia de hoje – com Juncker a mostrar todos os dias (ou, para talvez ser mais justo, dia sim dia não) quanto não está à altura do (ou não possui a estatura necessária para lidar com o) desafio de presidir à Comissão que abraçou tudo fazendo e engolindo para tal.

É neste quadro que surge a sinistra figura do seu chefe de gabinete, o spin doctor alemão Martin Selmayr, enquanto verdadeiro orquestrador do essencial da agenda política do “chefe”. O tweet com que este despudoradamente brindou o mundo comprova bem o tricotado alcance de uma manipulação que envolve o pior do PPE e da falcoaria alemã, com a dita União a assistir alegremente (ou aparvalhadamente?) ao confronto aberto entre um português, um eslovaco, um sérvio e duas búlgaras. Sem emenda!


(Michael Kontouris, http://www.efsyn.gr)

Sem comentários:

Enviar um comentário