sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O PENSAMENTO ECONÓMICO DE HILLARY




(Já que do primarismo primata de Trump não resulta qualquer pensamento económico que valha a pena discutir, só erros que alguns dos seus apoiantes potenciais já reconheceram, vale por isso a pena avaliar se a candidatura de Hillary traz novidades nesse campo)

Nos últimos tempos, as eleições americanas têm-se transformado num vazio de confronto de ideias. Não porque Obama não tenha trazido ao debate matérias importantes, como por exemplo a dos estímulos fiscais, mas sobretudo porque do lado republicano a falta de decoro e a defesa dos interesses do 1% da sociedade americana colocou o discurso económico do partido no grau zero da elaboração conceptual. Longe vão os tempos em que, por exemplo, a célebre curva de Laffer, em torno dos efeitos perniciosos dos altos impostos, animava e suportava as hostes republicanas. O primarismo de Trump tem levado este vazio à caricatura e à deformação das ideias. Ainda nos últimos dias, Trump trouxe para a ribalta do debate a ideia peregrina de que reduziria a zero o défice externo da economia americana e impulsionaria por essa via o PIB americano. Depois de Krugman zurzir quanto baste nesta iletrada ideia, até Gregory Mankiw (ver link aqui), um economista que anda pelos lados dos republicanos, veio confirmar que a ideia é peregrina, pois um défice externo é sempre sinónimo de entrada de capital no país pelo que anular esse défice não pode deixar de influenciar por via da taxa de juro o consumo e o investimento. É por isso que, há dias, Brad DeLong ironizava com o facto do grupo de economistas apontado como apoiantes de Trump estarem mais preocupados com a agenda económica de Hillary Clinton do que efetivamente em apoiar o alucinado Donald (ver link aqui). Esclarecedor.

Do lado dos democratas, as primárias entre Bernie Sanders e Hillary Clinton trouxeram para a ribalta uma espécie de confronto “PS versus Bloco de Esquerda” à americana e foi interessante seguir o conteúdo em termos de pensamento económico. Interessa, por isso, observar o conteúdo da candidatura de Hillary Clinton, tendo em conta, entre outros aspetos, a necessidade da candidata democrata ter de acolher uma boa parte dos argumentos que explicaram o tão entusiasta apoio a Bernie de uma fração menos domável do eleitorado democrata.

Mike Koncsal, no incontornável VOX (ver link aqui) em termos de seguimento do pulsar da situação política nos EUA, propõe uma primeira tentativa de sistematização do novo projeto liberal (à americana, entenda-se e nada de confusões com a ortodoxia neoliberal) que inspira a candidatura de Hillary.

Segundo Koncsal, as propostas de Hillary constituem uma rotura face ao pensamento democrático dominante segundo o qual a economia corrige-se e regenera-se a si própria, apontando para três eixos de intervenção: a desigualdade não é uma fatalidade mas o resultado de determinadas políticas, ou seja, a desigualdade é produto de escolhas; há situações estruturais que estão para além de qualquer pretensão de que baste os estabilizadores automáticos atuarem e a ideia de pleno emprego regressa ao discurso democrata; é necessário reabilitar os serviços públicos como fontes de oferta de serviços e de segurança aos cidadãos.

Simples, mas promissor, não acham?

Bastará para combater a boçalidade, o primarismo e a ganância? Oxalá.

Sem comentários:

Enviar um comentário