segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SERÁ O DB UM BANCO SÓLIDO?


(A solidez confiante dos alemães começa a ter os seus rombos, a começar pela desonestidade de um dos expoentes da sua indústria automóvel, passando pela situação difícil dos seus bancos de poupança e agora com o trambolhão das últimas semanas das cotações do Deutsche Bank a situação parece complicar-se)

O ministro Schäuble, a quem o meu amigo Professor Leonardo Costa (Universidade Católica – Porto) dedicou no Social Europe um delicioso artigo (ver link aqui), costuma dizer que os mercados não se enganam e que têm a sua intuição muito própria. Com base nessa, para ele, inquebrantável certeza, tem forçado a nota para que as economias do sul se adaptem, ainda que penosamente, a esse ditame de intuição dos mercados.

Estou curioso se o ministro das Finanças alemão interpreta do mesmo modo a reação das últimas semanas desses mesmos mercados precipitando a descida do valor das ações do Deutsche Bank para níveis tais que estão a precipitar vendas massivas do título (ver gráfico que abre este post), aliás com contágio evidente para as ações dos bancos europeus cujo valor médio de cotação tem enfrentado um trambolhão também significativo (ver gráfico abaixo, também com origem no sempre atento Financial Times).



A queda agora verificada não é precedida apenas pela singela referência de onde há fumo há fogo. A solidez do balanço do DB a situações de pressão financeira perde em confronto com outros bancos da economia global. Para o FMI, o DB é atual e declaradamente um risco em termos de emprestador na economia mundial e estima-se que a sua carteira de ativos esteja ameaçada por fortes imparidades e não consta que a proveniência dessas imparidades venha essencialmente das economias do sul (talvez com exceção da Grécia). Os alemães trataram, pelo menos em Portugal, se se por ao fresco. Para complicar a questão, tal como divulguei aqui em tempo oportuno o importante artigo da New Yorker sobre ligações perigosas em que o DB se deixou enredar a leste, os maus costumes bancários parecem ter também passado pela instituição e é conhecida a intenção das autoridades americanas aplicarem uma multa pesada à instituição.

A partir daqui a história vai ser conhecida. Por um lado, os responsáveis pelo banco a negarem qualquer processo de resgate a ser assumido pelo governo alemão. Por outro lado, este último a reafirmar a sua confiança na solidez da instituição. Bem sei que não é de bom-tom regozijar-se com o fogo na casa dos outros e neste caso um outro abalo sistémico do sistema financeiro mundial seria algo de verdadeiramente indesejável para a economia portuguesa e para a recuperação do nosso bem-estar mundial. Como é óbvio não o farei. Mas a matéria é relevante para fazer ver aos líderes alemães que o enquadramento da economia mundial é bem mais preocupante e alarmante do que a sua convicção impositiva de um modelo às economias endividadas do sul.


A secretária da Senhora Merkel começa a empilhar-se de casos bicudos que, pela sua complexidade, têm pelo menos a virtude de lhe roubar tempo para olhar insistentemente para os gráficos que evidenciam a perda de fogo eleitoral da CDU, alterando a sua posição relativa na aliança de governo com o SPD.

Sem comentários:

Enviar um comentário