segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A DIADA

(La Vanguardia)



(Em vários anos, ao longo da vida deste blogue, temos aqui saudado a realização da Diada catalã, mas nunca como no contexto de hoje, em que imagino serem possíveis várias Diadas e não necessariamente convergentes nos seus propósitos…)

Podemos imaginar todos os remoques possíveis à Diada catalã do 11 de setembro. Mas não podemos ficar indiferentes à manifestação de identidade que ela representa. Todos os anos. Mais ou menos expressiva e aguerrida, regra em geral em função da conjuntura política e por conjuntura política leia-se sobretudo estado da arte das relações com Madrid. A expressão massiva de rua que a Diada representa, não apenas em Barcelona, mas também noutras zonas da Catalunha, não pode ser ignorada, nunca cometi esse erro de perceção, pois seria erro grave fazer vista grossa a tal fenómeno. Mas, à medida que o independentismo catalão se tornou mais agressivo e diria mesmo irresponsável, largamente oleado pelo centralismo castelhano que não tem jogo de cintura para trabalhar com a identidade catalã, hoje é cada vez mais difícil perceber que Diadas estarão hoje na rua. Certamente que estará a Diada independentista, largamente interessada em utilizar o fervor do dia para um “calentamiento” da situação política catalã, cinco dias depois em que foram aprovadas com expedientes pouco democráticos a lei do referendo de 1 de outubro e a lei de transição que o deve enquadrar do ponto de vista do fissurado parlamento catalão. Mas haverá também a Diada nacionalista não independentista, talvez dependente de uma perigosa convicção de superioridade face a outras regiões espanholas e talvez ainda com esperança na defesa de uma nação catalã entre uma Espanha (cada vez mais longínqua) de nações. Estou em crer que haverá também na rua a Diada simplesmente orgulhosa da sua identidade cultural, tão só interessada em valorizar essa identidade numa Espanha mais plural. Talvez esta Diada não tenha ainda desistido de vir à rua, desejosa de contrariar o declive perigoso do independentismo.

A divergência está definitivamente instalada na Diada deste ano, apesar da expressividade que as grandes manifestações vão seguramente representar. A fogosa Alcadesa de Barcelona, Ada Colau, na sessão de hoje da Diada em Santa Coloma de Gramenet, organizada por Catalunya en Comú, acusava a formação Junts pel Si de convocar um referendo que deixa de fora metade da população da Catalunha. Ada Colau não é propriamente uma agente do PP, do Partido Socialista Catalão ou do Ciudadanos. Por sua parte, a divisão do Podemos é franca e aberta. Os municípios dividem-se também na difícil decisão de colocar ou não a logística eleitoral municipal ao serviço do 1 de outubro. Ou seja, a fratura que se avizinha é generalizada.

Por isso, talvez nunca como hoje, a força expressiva da Diada tenha ocultado tanta divergência. O radicalismo independentista, como todos os radicalismos, corre o sério risco de gerar uma fratura irreversível e por isso insisto na tese do meu último post, fratura e bloqueio. Puigdemont e seus pares buscam um mártir. Oxalá Rajoy não caia nessa armadilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário