quarta-feira, 20 de setembro de 2017

OFFSHORES

(https://twitter.com/gabriel_zucman/status/907280840077357057)


Gabriel Zucman é um economista conhecido em Portugal mais pela sua obra A Riqueza Oculta das Nações publicada pela Temas & Debates do que por integrar as equipas que trabalham com Thomas Piketty.

Pois em digressão errante pelo Twitter a sempre incisiva Gillian Tett levou-me a um gráfico elaborado por Zucman no seu novo trabalho para o NBER “Who owns the wealth in tax heavens?”. É a primeira vez que vejo a dimensão do capital ancorado nos paraísos fiscais em percentagem do PIB, comparando os pesos de cada país em relação ao valor médio mundial.

Portugal aparece bastante acima do valor médio mundial de 9,8%, ligeiramente acima dos 20% do PIB nacional. É um facto que não somos do grupo da Venezuela, mas um quinto do produto depositado fora do circuito do investimento nacional é significativo.
 .



 (OECD Tax database)

E o que é mais curioso é a forte relação que existia em 2007 entre o peso dos capitais em offshores em percentagem do PIB e a riqueza acumulada por proprietários únicos de contas criadas pela firma Mossack Fonseca no âmbito dos Panama Papers.

Afinal, uma outra maneira para acompanhar o modo de comportamento dos estratos de topo do chamado 1% mais rico da distribuição do rendimento.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário