quinta-feira, 20 de maio de 2021

APOIADO!

Com a sua proverbial e reconhecida habilidade negocial, o primeiro-ministro terá convencido Bruxelas de que não temos estradas a mais em Portugal e, assim, desbloqueado a “alergia em relação às estradas” que por lá se tinha desenvolvido e que, como sempre acontece, ganhara foros de restrição absoluta (muito por via de alguns dos nossos governantes se porem a jeito relativamente a funcionários mais burocraticamente zelosos do cumprimento de recomendações descuidadamente assumidas na esfera política, longe portanto de pretenderem ter o alcance normativo e punitivo que lhes acabou por ser dado durante o longo período de dois “quadros comunitários”; recordo, por exemplo, um grego que andou por aí arrogantemente armado em “dono disto tudo”, salvo seja).

 

Ao que parece, teremos então 500 milhões de euros no PRR para obras rodoviárias justificadas e há muito aguardadas por várias famílias de agentes económicos e políticos. Claro que não estamos perante uma medida de significativo alcance transformador em termos estruturais. Trata-se, porém, de repor alguma justiça territorial que tardava e que, esperemo-lo, deverá manter-se contida — sem os desvirtuamentos e abusos de alguns chico-espertos que funcionam mais como pagadores de promessas do que como decisores governamentais — dentro dos limites logicamente aceitáveis enquadrados pela aprovada argumentação, simultaneamente abrangente e fina, de António Costa. Sublinhe-se que este logrou ainda explicar-nos quanto estes 500 milhões podem ser mais reprodutivos do que “uma grande obra”, afinal aquilo que está na massa do sangue do nosso muito próprio modus faciendi lusitano, seja por razões preguiçosas vendidas como urgentes e simplificadoras seja por motivações canhestras decorrentes de um secular e incorrigível centralismo. Tudo visto e considerado: apoiado!

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