quinta-feira, 13 de maio de 2021

BANCOS E BANQUEIROS

 

                                                            (Expresso)

(Tenho de confessar que fiquei agradavelmente surpreendido com as intervenções dos cinco CEO principais da banca, BCP, BPI, CGD, SANTANDER e NOVO BANCO, no programa conduzido pelo Expresso e a SIC Notícias, em duas mesas dirigidas por João Vieira Pereira e Ricardo Costa. Muita segurança, muito pragmatismo. Fiquei a interrogar-me sobre o que é que isto pode representar num país e num contexto em que o rigor e confiança em torno do crédito irão ser vitais.)

Há coincidências nefastas e outras bem mais promissoras.

Numa semana em que a audição de Luís Filipe Vieira no inquérito parlamentar ao Novo Banco nos trouxe uma das mais inqualificáveis e despudoradas demonstrações de que o modelo dos não transacionáveis produzido pela deriva da governação de José Sócrates e do antigo dono disto tudo Ricardo Salgado (BES-GES) estava podre e em exaustão total, com alguma banca no centro dessa deriva, a imagem de competência, rigor e confiança que os cinco CEO transmitiram não poderia ser mais apropriada para o momento.

Sempre fui claro e direto na apreciação de que a competência dos gestores financeiros em Portugal sempre esteve sobrevalorizada, medida pela relação “remuneração-exigências, responsabilidades e risco da função” no plano comparativo internacional e em cotejo direto com as responsabilidades de outros gestores, designadamente de empresas operando na economia global. Em meu entender, tiraram partido da correspondência indissociável entre o crescimento da financeirização da economia e a deriva para os não transacionáveis e imobiliário, uma dupla infernal que nos conduziu ao crash. Creio que essas condições se alteraram a partir do momento em que se alteram disruptivamente as condições de regulação da atividade bancária, contexto em que os cinco CEO atrás referidos agora se encontram, aliás reconhecido e sublinhado por quase todos eles no programa de ontem.

O que o inqualificável testemunho de Vieira no Parlamento veio demonstrar (que vergonha ter um ESPANTALHO de outros negócios a presidir a um clube que nasceu com tradições operárias) é que pelo menos no BES era frequente a criação de sociedades veículo dos mais inconfessáveis objetivos e tramas. Tais sociedades alimentavam uma daquelas situações-tipo que só a “destruição criadora” de Schumpeter pode sanear efetivamente, com os danos colaterais e pessoais que um amplo processo de destruição criadora sempre implica como a história económica inapelavelmente nos ensina. Está por conhecer qual vai ser o impacto futuro (nos trabalhadores bancários, nas empresas que recorrem ao crédito e a outros serviços financeiros e contribuinte em geral) dos fundos que o Fundo de Resolução vai colocando à disposição de um Novo banco, espera-se, em recuperação. Mas agradou-me que os cinco CEO estejam conscientes disso, que não o ocultaram com palavras mansas para enganar papalvo.

Impressionou-me também o pragmatismo dos cinco magníficos relativamente ao Programa de Recuperação e Resiliência. Aliás, acho que o debate público e político sobre o PRR tem sido mal conduzido, até porque só agora e a conta-gotas vamos conhecendo os meandros complexos da sua negociação em Bruxelas. Pois João Vieira Pereira e Ricardo Costa bem tentaram, muito ao jeito do que a nossa comunicação social gosta e se baba por fazer, tirar nabos da púcara dos cinco CEO relativamente ao PRR com nuances políticas à mistura. Encontraram pela frente uma muralha de pragmatismo. O que é preciso é executar e monitorizar com rigor essa execução, sugerindo que o modelo de discussão “aeroporto de Lisboa” é uma incongruência e o que é fundamental é avaliar permanentemente o rigor e o retorno dos investimentos apoiados sejam eles públicos ou privados.

Tudo isto me agrada num contexto em que a concessão de crédito e a operacionalização de instrumentos financeiros mais ajustados ao investimento de base tecnológica vão assumir uma importância crucial. Vai ser necessário um equilíbrio notável entre banda de empresas apoiadas e rigor e seletividade de crédito concedido. Uma recuperação económica que se limite a recolocar a economia portuguesa na mesma faixa de insustentabilidade (fraca autonomia financeira, debilidades de gestão e de organização, armadilha das baixas qualificações, insensibilidade ao papel da mulher) observada antes da pandemia atrasará de novo por muitos anos a mudança estrutural necessária da economia portuguesa. Crédito para alimentar uma nova deriva de não transacionáveis, para alimentar os delírios faraónicos de empresas globais para a nossa dimensão, para dourar os galões das vestes dos negócios da capital e empresas insustentáveis dispensa-se.

Afirmaram os cinco CEO que, para além das patologias bancárias que emergem obviamente num inquérito parlamentar sobre uma fraude bancária, há outras realidades relevantes e que todos navegam em condições de liquidez confortável para ir à procura do crédito, compensando pelo efeito-volume o contexto de baixas e negativas taxas de juro.

Posso estar a ver mal, até porque não conheço pessoalmente as personalidades e não sei aferir do seu sentido de representação, mas fiquei com a impressão de que os cinco estavam conscientes do papel que lhes está reservado neste momento muito particular, a que chamaria a meta-recuperação da economia portuguesa.

Para memória futura, esperando ter ainda tempo para avaliar se estava certo ou se errei, como noutras vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário