segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

A PERVERSA FRUSTRAÇÃO DOS EXTREMOS

 


(A política espanhola é um mar de paixões e surpresas, levando o nível das emoções na política a um estádio talvez incomparável na Europa e desafiando enormemente a necessidade de equilíbrio entre o racional e o emocional, com a vertente passional a dar cabo de tudo. Trago hoje à reflexão algo que emergiu nos últimos dias na política espanhola em passo acelerado para umas eleições do tira-teimas ou do prolongamento das indefinições de governação, quem sabe? O assunto como é habitual tem sido pouco ou nada comentado cá pelo burgo e é nesse contexto que me apetece tratá-lo aqui. Neste caso, o foco está numa personalidade que os economistas da minha geração conhecem até de forma bastante aprofundada. Trata-se do velho Ramon Tamames, autor do eterno manual sobre a economia espanhola (26 edições do Estrutura Económica de Espanha), que numa deriva para muitos incompreensível está a fazer ativamente campanha pelo VOX de Abascal, anunciando um fluxo que consideraríamos histórica e politicamente não viável, evoluir do Partido Comunista espanhol, amigo de peito de Santiago Carrilho, para o VOX, com passagem pela União Democrática de Suarez).

Pois é verdade, sim senhor. Talvez atiçado por uma aversão ao governo de Sánchez, que terá as suas razões mais inconfessáveis, Tamames tem emergido aos olhos da pré-campanha eleitoral como um trunfo do VOX de Abascal, que não atravessa o melhor momento da sua meteórica ascensão na política espanhola. Este exemplo de Tamames parece dar razão a alguma evidência de práticas migratórias da esquerda e extrema-esquerda para a mais ultradireita, reforçando e dando guarida aquele argumento que tanto me irrita de que os extremos se tocam. Esperaria tudo do descontrolo político em que a Espanha se encontra, um momento em que à esquerda e à direita parece tudo valer incluindo tirar olhos, menos a emergência deste vetusto (86 anos de idade) trânsfuga.

Faço minhas as palavras do jornalista galego Enrique Clemente que é feliz no seu desabafo, que subscrevo integralmente:

“ (…) Que necessidade tinha o brilhante professor de prestar-se a esta farsa do VOX para obter uns quinze minutos de fama, aliás já ganha pelos seus méritos?). (Bom, na verdade, muitos mais minutos porque as televisões estão a conceder-lhe toda a audiência do mundo como a todo bom anti-sanchista). Sentir-se-á cómodo com a extrema-direita? Subscreve as suas explosões e barbaridades? Como é possível que um homem que lutou contra uma ditadura que assassinava e encarcerava os seus companheiros dê a mão a um partido que considera que os governos de Franco eram melhores que os da democracia? Para onde vais Tamames” (Voz de Galicia, link aqui)

Certamente, em direção à inexorável morte, inebriado por este tempo de antena.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário