sábado, 4 de fevereiro de 2023

EM FRENTE AO TEJO COM UMA PASSAGEM PELO ESTÁDIO

 


(Tempo de regresso a Lisboa e a Alcântara para o ritual de reencontro físico e não digital com os netos já alfacinhas e para um momento de religiosidade de ida ao Estádio para viver in loco o momento especial do SLB, conseguindo congregar 58.000 entradas e picos num simples jogo com o Casa Pia, sem deslustre para esta simpática agremiação a realizar um campeonato surpreendente. Mas sobretudo para sentir uma zona de Alcântara cada vez mais fervilhante, ainda que sem estar resolvida as limitações de acesso ao Tejo, um ativo espantoso de vivência e luminosidade que continua por aproveitar plenamente, sem quebrar as inúmeras barreiras que bloqueiam a linguagem de relação com o rio.

Sou dos que pensam que mesmo os homens não religiosos como eu necessitam de quando em vez de viver um momento qualquer de religiosidade, seja ela verdadeira ou fake sob a forma de um espetáculo de futebol numa catedral, como é a Luz nos seus melhores momentos como os que atravessa por estes dias, mesmo sem Enzo e com a descoberta por certo episódica de um Chiquinho renascido que lá vai preenchendo o lugar do talentoso argentino.

Três gerações, pai, filho e neto, a viver o momento, foi bonito pá.

Mas tempo também para experienciar a fervilhante dinâmica de Alcântara, com a novidade do projeto de abertura em direção ao Tejo da LX Factory, rodeada de projetos de grande envergadura, de serviços, de habitação e de equipamentos, com destaque para o novo edifício da Escola Internacional e das novas instalações da Unidade de Saúde Familiar, mesmo junto ao edifício da Carris.

Abre-se a curiosidade de saber que efeitos vai ter esta forte dinâmica envolvente no projeto da própria LX Factory, com a interrogação de antecipar quanto tempo vai ele resistir a tanta dinâmica de promoção imobiliária.

Esclareça-se que reconhecer a dinâmica existente não significa ignorar que ela não é acessível ao mais vulgar e mediano dos mortais. Os preços da nova habitação (essencialmente reabilitada) na zona estão a nível de fogo e a relativa diversidade étnica que ainda vai sendo vivida nesta freguesia é possível com o agravamento da dualidade e desigualdade de perfis socioeconómicos, o que matará a longo prazo a essência de Alcântara.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário