quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A DIVERGÊNCIA

(Crescimento da produtividade e da remuneração real do trabalho)


(A economia americana continua a ser o centro de todos os debates. A divergência entre o crescimento da produtividade hora e a remuneração do trabalho é um produto posterior aos anos 80, sendo agora possível demonstrar que ela aumenta em recessão)

Os gráficos que dão conta da divergência nas últimas três décadas entre o comportamento da produtividade hora do trabalho e a remuneração real deste fator de produção estão entre os mais visualizados de 2016.

Nunca o comportamento de um gráfico foi tão eloquente, evidenciando como essa divergência, favorável ao crescimento da produtividade, traça o rumo da desigualdade de relação de forças na distribuição dos frutos daquela variável. 

Francesco Saraceno, partindo dessa evidência, mostra ainda como essa divergência é mais acentuada em recessão do que em expansão. O que é compatível com a ideia crucial de que qualquer política que tenda a acentuar artificial ou exageradamente os aspetos recessivos e a prolongar a sua duração podem ter efeitos devastadores em matéria de desigualdade.

Como aliás o provámos em Portugal. Uma vez mais a economia americana é a madre de todas as tendências.

Sem comentários:

Enviar um comentário