quinta-feira, 20 de outubro de 2016

CURIOSIDADES SUBTERRRÂNEAS




(Graças a uma oferta do KNOEMA – VIZ OF THE DAY, podemos confirmar que pelas estimativas mais recentes a economia subterrânea como um todo representa a segunda maior economia do mundo)

Já se perdeu na memória do tempo um dos primeiros trabalhos sobre economia subterrânea ou negra em Portugal, que tive o prazer de coordenar para o hoje extinto Instituto Damião de Góis, que funcionava como think-tank de apoio ao Presidente Eanes.

Desde então, anos 80, até aos nossos dias, a natureza e causas da economia subterrânea ter-se-ão alterado, sendo praticamente impossível nas estimativas globais disponíveis distinguir entre o que são as modalidades mais gravosas de ilicitude e fraude e as que podem constituir resposta a uma ação exageradamente coerciva do Estado, como por exemplo a ultrapassagem de níveis salientes de fadiga fiscal.

A estimativa mais recente da OCDE que o KNOEMA traz para a sua nota de um destes últimos dias traz a particularidade dos países do centro e leste europeu terem uma parte de leão no stock de presença da economia negra. Isso mostra que a transição das economias comunistas para as leis do mercado está ainda longe de ser satisfatoriamente explicada, sugerindo que as economias de mercado que aí emergiram são disfuncionais e paralelas quanto baste.

Já a análise dinâmica da variação observada no fenómeno traz-nos uma França para a cabeça dos números registados, o que não deixa de ser intrigante, pois a sua variação é bastante dissonante dos restantes números apresentados. Se os valores de stock têm uma explicação plausível, os que estão associados à dinâmica de variação exigirão análises mais aprofundadas.

Mas se a economia subterrânea global fosse um país …

Sem comentários:

Enviar um comentário