sábado, 11 de janeiro de 2020

EL GOBIERNO


Registo do novo governo espanhol, na mera objetividade dos números e das curiosidades. Um elenco de 22 ministros (além do presidente Sánchez) – o atual governo Costa foi acusado de ser enorme com os seus 19 membros ministeriais –, sendo quatro vice-presidentes (três senhoras do PSOE a fazerem sombra ao sapo engolido que é Pablo Iglesias), sendo 17 indicados pelo PSOE e 5 pelo “Unidas Podemos” e sendo igual o número de mulheres e homens (11 de cada género).

Dado especialmente interessante, e até surpreendente, é o do nome do ministro das Universidades, o prestigiadíssimo sociólogo catalão Manuel Castells (andou por Paris, entre Nanterre e a EHESS, passou por Berkeley e foi um dos cientistas sociais mais citados do mundo, sendo “A sociedade em rede” a sua obra mais conhecida) que, aos 77 anos, se decidiu por uma incursão plena pela política ativa.

Aqui ficam a composição e as caras, agora será tempo de abrir os melões e, especialmente, de avaliar quão ginasticada estará a forma de Sánchez para fazer face aos inúmeros e variados desafios que se lhe depararão quotidianamente. Sendo que as casas de apostas já se dividem sobre qual será o primeiro elo a quebrar (a coligação, as imposições independentistas ou algum outro tipo de equilíbrio instável) neste tão periclitante governo.

(José María Nieto, http://www.abc.es)

(José María Nieto, http://www.abc.es)

Sem comentários:

Enviar um comentário