quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

MULHERES EM DESTAQUE

(Pierre Kroll, http://www.lesoir.be)


Soube-se há dias que o parlamento grego escolheu uma mulher e magistrada – Ekaterini Sakellaropoulou – para ser a Presidente da República da Grécia a partir de meados de março. Uma verdadeira première, designadamente por vir de onde vem, mesmo pesando o facto de as funções presidenciais serem bastante circunscritas no país em causa.

Já o mesmo se não pode dizer em termos de poder executivo no tocante à Finlândia, onde uma mulher de 34 anos – Sanna Marin – é primeira-ministra (ao que parece, a mais jovem do mundo) e onde o governo é resultado de uma coligação de cinco partidos cuja direção é invariavelmente comandada por uma pessoa do sexo feminino (sendo que quatro dessas líderes têm idade igual ou inferior a 34 anos). Uma situação verdadeiramente merecedora da devida nota!

Em síntese: estaremos seguramente ainda perante meros casos excecionais à escala global, mas estaremos também certamente perante sinais relevantes de um promissor driver no sentido de uma mudança que conta e que já não mais poderá ser infletida.



Sem comentários:

Enviar um comentário