segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A ITÁLIA DE NANNI MORETTI




(A Itália está louca e caminha vertiginosamente para um abismo eleitoral. Tempo para recordar o caráter premonitório de alguns filmes de Nanni Moretti. E Berlusconi pode emergir de novo nas cinzas de Matteo Renzi.)

A Itália caminha para uma vertigem eleitoral, com muito kitsch à mistura, populismo à solta que baste para todos os gostos (5 Estrelas), xenofobia e separatismo latentes com a Liga Norte a pontuar e no meio disto tudo o regresso de Berlusconi às lides, recauchutado com mais alguma plástica e com promessas de Tajani para governar. Ufa! É muita coisa, a Itália no seu melhor e mais genuíno. Entretanto, Matteo Renzi numa deriva progressiva para uma espécie de Blair à italiana, vai cavando a sepultura da social-democracia italiana (PD). Massimo d’Alema, ex-primeiro Ministro e ex-líder do PD, dá ao El País (link aqui) partir da Fundação Italianieuropei uma entrevista crucial para compreendermos o que considera ser as eleições mais confusas da história da Itália. Pudera. Confusas. Muito confusas e perigosas na sua vertigem. D’Alema dirige hoje, com o juiz anti-Máfia Piero Grasso, uma nova formação política designada de Liberi e Uguali. É particularmente duro para com a destruição que Renzi está a provocar no PD, mandando para as urtigas um capital de memória política que não tem substituto à altura em Itália. Renzi faz assim parte de um conjunto de esperanças perdidas em lideranças de esquerda de mais largo alcance. Por mais importância simbólica que tenha Florença, o salto de Renzi do município para o país foi um passo demasiado largo. O legado de consequências do seu impasse de governação é demasiado vasto: perda de cidades italianas importantes para o 5 Estrelas (cuja experiência de governação local é desastrosa, com a praticamente ingovernável Roma à cabeça), o aumento da ferocidade da Liga do Norte e o regresso de Berlusconi.

Nestes tempos de vertigem refugio-me nas imagens e palavras de Nanni Moretti, afinal um dos poucos que antecipou tudo isto, misturado com os seus próprios demónios, angústias e focos depressivos

Sem comentários:

Enviar um comentário