terça-feira, 9 de janeiro de 2018

ESTADO, NEVE E CONCESSÕES




(Imagino como seria o bom e o bonito se o caso da AP6 espanhola tivesse sucedido em Portugal. No meio de tanta incompetência, descuido e falta de respeito pelos utentes, a avalanche apanhou como não podia deixar de ser Rajoy e o seu governo.)

A vinheta de Pinto e Chinto na Voz de Galicia é um chiste demolidor para um cada vez mais desajeitado Rajoy.

Expliquemos o que sucedeu. Numa destas noites e madrugadas mais recentes (o passado sábado), numa época de forte mobilidade em Espanha, o nevão que se vai abatendo sobre o território espanhol bloqueou um número excecional de viaturas e famílias na AP6. A autoestrada serve as ligações entre Madrid, Valladolid e Segóvia e é tradicionalmente um eixo com forte procura neste período festivo em Espanha. O isolamento, abandono e ausência de ajuda com que um número imenso de famílias aguentou horas e horas (dezoito mais propriamente) até à chegada de ajuda é incompreensível num país europeu moderno, ou que o pretende ser. Mais patético do que o próprio incidente foi o lavar de responsabilidades entre a Direção Geral de Tráfego (Ministério do Interior) e a Iberpistas (filial de Abertis e concessionária da autoestrada), com o próprio responsável da DGT a fazer ironia com a sua estada em Sevilha no momento em que decorria o bloqueamento. Chegou-se mesmo a proclamar que a culpa objetiva seria dos condutores que ignoraram avisos, não dos inexistentes cortes de estrada.


O assunto parece-me exemplar da falta de clareza e de margem de manobra pública nestes processos de concessões de infraestruturas públicas à gestão privada, da ausência de mandatos e responsabilidades e do desrespeito pelo cidadão utente.

No meio disto tudo, até um simples nevão coloca em Rajoy em plano inclinado. O que poderá mais acontecer ao PP e à sua liderança?


Sem comentários:

Enviar um comentário