quinta-feira, 6 de junho de 2024

MEMÓRIA

(Pierre Kroll, http://www.lesoir.be)

É um Macron altamente polémico e fortemente acossado que se apresenta hoje como anfitrião da cerimónia de celebração dos 80 anos do “Dia D”, aquele em que os Aliados desembarcaram nas praias da Normandia e assim deram início à derrota do poder nazi.
 
Os humoristas não cessam de aproveitar o facto para referir que o presidente dos EUA, também presente, já era nascido à época – querendo com isso sinalizar que Biden já ostenta uma idade provecta e que tal normalmente o não recomendaria para o processo de reeleição que vai tentar em novembro contra o perigoso e não muito mais jovem Donald Trump.
 
Ainda mais ácidos são os artistas do desenho que salientam a ainda mais avançada idade dos “veteranos” que continuam vivos, indo até ao pondo de pôr na sua boca a ideia de que a presente força da extrema-direita na Europa era já um facto ao tempo (e, na realidade, a ameaça de Adolf Hitler lá estava para o comprovar!).
 
Cartoons à parte, e com a extrema-direita à espreita de forma generalizada nas eleições parlamentares europeias que hoje se iniciam, importa mesmo é que esta seja uma data cujo significado nunca esqueçamos!

(Corinne Rey, “Coco”, https://www.liberation.fr) 

Sem comentários:

Enviar um comentário