segunda-feira, 7 de agosto de 2017

ECONOMISTAS PRONUNCIAM-SE SOBRE A IMIGRAÇÃO




(Um conjunto de economistas americanos de largo espectro político e teórico pronunciam-se com rara lucidez e baseados em evidência sobre a questão da imigração, matéria que os populismos de vária espécie e de diferentes origens políticas têm cavalgado a toda a brida …)

O modo como os diferentes grupos sociais perceciona os efeitos dos fluxos de migrações que entram no país, desde a migração turística (veja-se a por vezes deslocada discussão sobre o alojamento local) aos migrantes que solicitam asilo e proteção internacional, na sua variante mais dura da reinstalação (de indivíduos provenientes de países terceiros à UE) e de recolocação (em Portugal provenientes da Itália e Grécia, já que Portugal não recebe refugiados da Turquia) é matéria combustível para o populismo. É fácil, com argumentos falsos ou desproporcionados, influenciar a perceção da população mais securitária. A situação económica do país em que a perceção se forma e sobretudo a dinâmica do seu mercado de trabalho são variáveis decisivas.

Trata-se de uma matéria em que vozes competentes e honestas são cruciais para ajudar a formar uma opinião pública. Nem sempre essas vozes se levantam ou quando o fazem nem sempre são ouvidas, Todos nos lembramos do BREXIT e do jogo sujo que foi feito com a questão dos refugiados e migrantes em geral. Vozes esclarecidas e informadas não foram ouvidas.

Na América de TRUMP esta questão redobra de importância. O descaramento e a mentira por TWEET são uma arma do populismo trumpiano. É nesse contexto que ensaio a tradução para português de um documento assinado por um número significativo de economistas americanos, de filiação partidária republicana ou democrata, de diferentes orientações teóricas do liberalismo económico ao keynesianismo mais convicto. Esperemos que sejam VOZES ouvidas:

“Caros Sr. Presidente, líder da Maioria Mc Connel, líder da Minoria Schumer, Porta-voz Ryan e Líder da Minoria Pelosi:

Os economistas abaixo assinados representam um vasto espectro de perspetivas políticas e económicas. Entre nós estão quer Republicanos, quer Democratas. Alguns de nós são a favor dos mercados livres ao passo que outros defendem um papel mais interventivo do governo na economia. Mas em algumas matérias há quase um consenso universal. Uma dessas matérias prende-se com as preocupações relativas ao benefício económico alargado que os imigrantes trazem a este país.

Na medida em que o Congresso e a Administração se preparam para revisitar as leis de imigração, escrevemos para expressar o nosso consenso alargado sobre a ideia de que a imigração representa uma das significativas vantagens competitivas que a América apresenta na economia global. Com as salvaguardas adequadas e necessárias a estabelecer, a imigração constitui uma oportunidade e não uma ameaça para a nossa economia e para os trabalhadores Americanos.

Vemos na imigração benefícios variados:

  • A imigração traz empresários que iniciam novos negócios que recrutam trabalhadores Americanos.

  • A imigração traz-nos jovens trabalhadores que ajudam a compensar a vasta escala de baby-boomers que se reformam.

  • A imigração traz-nos competências diversificadas que mantêm a nossa força de trabalho flexível, ajudam as empresas a crescer e aumentam a produtividade dos trabalhadores Americanos.

  • Os imigrantes têm uma maior probabilidade de trabalharem em domínios inovadores e criadores de emprego, tais como a ciência, a tecnologia, a engenharia e as matemáticas que criam produtos que melhoram a qualidade de vida e impulsionam o crescimento económico.

A imigração tem também seguramente custos, particularmente para os Americanos em certas indústrias com níveis educativos mais baixos. Mas os benefícios que a imigração traz à sociedade mais do que contrabalançam tais custos, e uma política de imigração inteligente pode maximizar melhor os benefícios da imigração, reduzindo os seus custos.

Instamos o Congresso a modernizar o nosso sistema de imigração de um modo que maximize a oportunidade que a imigração pode proporcionar e a reafirmar a continuidade da riqueza da história de acolhimento de imigrantes nos Estados Unidos.”

Dir-me-ão que são argumentos económicos. São economistas que escrevem, não esqueçamos. Mas esta abordagem tem sentido pois o populismo rasteiro joga neste campo de argumentação, falseando informação e evidência. Nenhum dos argumentos utilizados no manifesto é incompatível com a perspetiva solidária de acolhimento da imigração.

Sem comentários:

Enviar um comentário