terça-feira, 8 de agosto de 2017

UM GRÁFICO ELOQUENTE




(Embora sabendo que os mais fiéis leitores deste blogue não são particularmente amantes de gráficos, a eloquência deste merece que não passemos à margem da sua clareza e profundidade, ainda se trata de uma ferramenta muito potente para muitos economistas …)

A fina atenção do meu filho Hugo, neste caso a um simples tweet de John Van Reenen (@johnvanreenen), levou-me a um artigo de opinião de David Leonhardt no New York Times de ontem, com um título esclarecedor: A nossa (a americana) economia fraturada num simples gráfico (link aqui).

O gráfico é eloquente, descreve bem o afunilamento da economia americana, mas não apenas ela. A mensagem é simples e direta: lá atrás o rendimento dos percentis das classes pobres e médias cresciam a ritmos mais elevados; hoje, a situação inverteu-se, são os muito ricos, o percentil 99º que vêm o seu rendimento crescer a ritmos mais elevados.

As duas curvas são expressivas e sobretudo o comportamento da curva que descreve os ritmos de crescimento do rendimento por percentis é inapelável.

Uma boa mensagem política de fim de noite, com os políticos a banhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário